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Como formar lideranças educacionais para o futuro

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A liderança educacional se tornou uma prioridade nas agendas das políticas em todo o mundo. Uma das razões é que ela desempenha um papel fundamental na melhoria dos resultados escolares, influenciando a eficiência de todo o processo educacional.

Um documento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) ressalta que, além da experiência, os futuros líderes precisarão cultivar e praticar a agilidade, uma mentalidade de aprendizado e um impulso empreendedor.

Eles devem ser capazes de identificar e compartilhar propósitos e demonstrar resiliência de forma consistente — a marca dos bons empreendedores — para lidar positivamente com frustrações e desafios.

Uma hipótese para a formação desse novo perfil de liderança é a aprendizagem baseada em ação, que se concentra na resolução de problemas da vida real.

Para a Unesco, precisamos pensar em aprender mais como um processo interativo, não apenas baseado no modelo “pesquisar-desenvolver-ensinar” que sustenta a educação mais tradicional. A aprendizagem baseada em ação impulsiona a motivação por ser relevante, por criar soluções e por mostrar impacto.

Líderes educacionais podem fazer toda a diferença na vida dos estudantes e das IES. Crédito: Ketut Subiyanto/Pexels.

Formando lideranças educacionais

Esse artigo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, (OCDE) explica que os sistemas educativos precisam se adaptar e formar lideranças educacionais alinhadas às necessidades da sociedade.

Esse movimento traz dois pontos: instituições de ensino superior estão cada vez mais autônomas em suas tomadas de decisão e mais responsáveis pelos resultados.

Ao mesmo tempo, a necessidade de melhorar o desempenho do aluno enquanto atende populações estudantis mais diversificadas está colocando as IES sob pressão para usar mais práticas de ensino baseadas em evidências.


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Tudo isso faz das lideranças educacionais uma prioridade. A OCDE identificou quatro políticas principais que, juntas, podem melhorar a prática de liderança escolar.

Responsabilidades da liderança

Líderes educacionais podem fazer a diferença nas suas instituições de ensino e no desempenho dos alunos se tiverem autonomia para tomar decisões. Além disso, é importante preparar essas pessoas para as reponsabilidades que assumirão no seu ambiente de trabalho. Assim, é necessário:

  • Fornecer graus mais altos de autonomia com suporte adequado;
  • Definir quais são as responsabilidades da liderança escolar;
  • Pensar em estruturas de liderança escolar.

Liderança educacional distribuída

O aumento das responsabilidades e de prestação de contas da liderança educacional está criando a necessidade de se ensinar sobre distribuição de demanda dentro das instituições de ensino.

Para isso, os formadores de líderes precisam ampliar o conceito de liderança educacional e ajustar as condições de trabalho de acordo. Nesse movimento, são bem-vindas ações como:

  • Incentivar a distribuição da liderança;
  • Ensinar os líderes a pedirem ajuda nas suas tarefas.

Habilidades para uma liderança eficaz

As evidências de diferentes fontes mostram que tanto a instituição de ensino quanto os futuros líderes precisam de treinamento específico para responder a uma gama cada vez maior de funções e responsabilidades.

As estratégias precisam se concentrar no desenvolvimento e fortalecimento de habilidades relacionadas com a melhoria dos resultados escolares. E, claro, dar espaço para contextualização e criatividade.

Há várias formas de fazer isso, como:

  • Tratar o desenvolvimento da liderança como algo contínuo;
  • Garantir a consistência dos estudantes por meio de tópicos sociais;
  • Providenciar uma variedade de temas para um treinamento mais amplo e eficaz.

Torne a liderança uma profissão atraente

Um dos principais desafios é melhorar a qualidade da liderança atual e construir uma liderança educacional sustentável para o futuro.

As evidências indicam que os potenciais candidatos são dissuadidos pela pesada carga de trabalho e pelo fato de a função não parecer adequadamente remunerada e apoiada. Diante disso, há grande necessidade de:

  • Profissionalizar o recrutamento de líderes;
  • Investir no salário dos líderes educacionais;
  • Oferecer opções e suporte para o desenvolvimento de carreira.


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