No início do século passado, os métodos educacionais enxergavam a mente infantil como uma “folha em branco”. O papel da escola era preencher essa folha com conhecimento – isso era considerado formar estudantes.
Hoje já se sabe que o processo de aprendizagem é bem mais complexo. E o pensador suíço Jean Piaget teve papel fundamental para essa percepção.
Apesar de sua formação como biólogo, Piaget se tornou um nome de referência nos cursos de Pedagogia mundo afora. Sua colaboração gerou um contraponto aos métodos tradicionais de educação e serviu de inspiração para várias metodologias que são aplicadas em sala de aula atualmente.
Biografia
Jean William Fritz Piaget nasceu em 1896 na cidade de Neuchâtel, no oeste da Suíça. Ele é filho de Arthur Piaget, um professor doutor em Literatura Medieval, e Rebecca Suzane, uma das primeiras socialistas suíças. Já na infância e adolescência desenvolveu interesse pela biologia, área na qual publicou seus primeiros estudos e ensaios.
Em 1918, Piaget concluiu graduação em Biologia. Ao longo de sua trajetória no ensino superior, desenvolveu interesse pelo estudo da mente humana, o que o levou a estudar Psicologia em Zurique e, posteriormente, em Paris. Na França, ele entrou em contato com outros pensadores e passou a se dedicar a entender o raciocínio dos pequenos.
Trabalhando em um laboratório experimental criado pelo psicólogo infantil Alfred Binet, Piaget começou a criar e aplicar testes de leitura em crianças. Por meio dessas experiências, pôde observar diferentes aspectos sobre o processo de aprendizagem na infância.
Observar o crescimento dos filhos foi outro ponto fundamental para que ele elaborasse e publicasse suas primeiras obras. Casou-se com Valentine Châtenay em 1924, com quem teve Jacqueline (1925), Lucienne (1927) e Laurent (1931).
Entre suas principais publicações, estão “Linguagem e Pensamento da Criança” (1923), “O Juízo Moral na Criança”(1932), “O Nascimento da Inteligência na Criança” (1936), “A Psicologia da Criança” (1966) e “Epistemologia Genética” (1970).
A obra de Piaget é reconhecida no mundo todo e o rendeu títulos de diversas instituições, como “doutor honoris causa” da Universidade de Harvard. O suíço faleceu em 1980, em Genebra.
Teoria dos estágios de desenvolvimento de Jean Piaget
Os resultados das avaliações aplicadas por Jean Piaget mostraram que crianças da mesma faixa-etária costumavam cometer os mesmos erros. Isso fez com que ele acreditasse que o pensamento lógico humano se desenvolvesse gradativamente.
Nesse sentido, o biólogo propôs quatro estágios básicos de desenvolvimento cognitivo até chegar à adolescência, o que chamou de epistemologia genética. São eles:
- Estágio sensório-motor (até os dois anos): nessa faixa-etária, as crianças adquirem a capacidade de administrar seus reflexos, sensações e coordenação motora;
- Estágio pré-operacional (até os sete anos): nesse ponto acontece o desenvolvimento da fala e capacidade de dominar a linguagem;
- Estágio operacional concreto (até 11 ou 12 anos): aqui se desenvolve a capacidade cognitiva de resolução de problemas, interpretação e domínio de conceitos de tempo e número;
- Estágio das operações formais (até os 14 anos): por fim, se dá o domínio do pensamento lógico e dedutivo, criação de teorias e reflexão sobre as possibilidades de mundo.
Nova abordagem educacional
A teoria de Piaget teve uma grande influência na maneira de pensar a educação, servindo de contraponto aos métodos do século XIX. Ele conseguiu demonstrar que as crianças têm um aprendizado limitado e, portanto, não podem ser instruídas sobre um conteúdo que não são capazes de assimilar. Além disso, foi um dos percursores da ideia do estudante como construtor do próprio conhecimento.
A partir de sua percepção sobre o aprendizado infantil, surgiram inúmeras linhas pedagógicas que são aplicadas até os dias de hoje. É o caso do construtivismo, que considera a construção do conhecimento por parte dos alunos como a forma ideal de promover a aprendizagem.
A obra de Piaget é indispensável para quem trabalha com educação. Compreender os estágios de desenvolvimento do raciocínio infantil propostos por ele pode ser uma forma eficiente de acompanhar as demandas dos alunos.
Leia mais:
Comments