Insights

A plataforma que disponibiliza conteúdo de matemática gratuitamente

0

Lousa no campus do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). Crédito: Marcos Santos/USP.

Sete em cada 10 concluintes do ensino médio têm nível insuficiente em matemática, segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Esses alunos saem da escola sem aprender o básico da disciplina: não conseguem resolver operações com números naturais nem reconhecer gráficos a partir de valores fornecidos em um texto.

O desempenho sofrível não acontece só por aqui. Nos Estados Unidos, 65% dos estudantes de escolas e universidades apresentam desempenho insatisfatório na disciplina.

No geral, a culpa não é dos alunos. Tampouco da matemática. A raiz do problema, segundo Jo Boaler, professora na Escola de Educação da Universidade de Stanford, está na maneira como a disciplina é ensinada aos alunos. Para tentar resolver a questão, ela criou a Youcubed.

Leia mais: Mentalidades matemáticas: como tornar a disciplina mais acessível e próxima dos alunos

A Youcebed é uma plataforma digital pensada para incentivar e formar professores. Ela oferece acesso a pesquisas e métodos atualizados de ensino e aprendizagem, incluindo atividades, jogos, aplicativos e videoaulas que estimulam a matemática criativa. E tudo gratuitamente.

Os materiais foram desenvolvidos por uma equipe de Stanford e baseados no livro Mentalidades Matemáticas, lançado por Boaler.

>>BAIXE UMA AMOSTRA DO LIVRO “MENTALIDADES MATEMÁTICAS”<<

“Problemas e questionamentos inflexíveis e focados apenas na resposta não contribuem para a mudança nos alunos, que precisam de tarefas atraentes e que possam ser resolvidas em ambientes colaborativos”, diz a professora, em entrevista ao Desafios da Educação.

A plataforma, que foi criada originalmente em inglês, ganhou recentemente sua versão em português graças a uma parceria ente o Instituto Sidarta e a Fundação Itaú Social. Com mais de 30 milhões de acessos em cerca de 140 países ao redor do mundo, a plataforma já melhorou em 50% o desempenho de 230 mil alunos na matemática em provas e exames.

Leia mais: A importância da matemática visual para o cérebro e o aprendizado

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    VOCÊ PODE GOSTAR

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *