Fórum de Lideranças

Vai ao Fórum de Lideranças: Desafios da Educação? Veja a programação

0

O portal Desafios da Educação e o Grupo A promovem, nesta quinta-feira (11), das 8h às 14h, mais uma edição do Fórum de Lideranças: Desafios da Educação.

O evento deve reunir cerca de 300 profissionais da educação – entre gestores, professores e representantes de instituições de ensino superior, entidades e outros players do setor – no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo (SP). O objetivo é fomentar a troca de ideias, apresentar práticas inovadoras e promover networking qualificado.

Fórum de Lideranças: Desafios da Educação reúne professores e gestores de IES de todo o país. Crédito: divulgação.

Os inscritos no Fórum de Lideranças serão recebidos para credenciamento e um welcome coffee a partir das 8h.

Na sequência da abertura do evento, às 8h45, estão previstas apresentações de: Mauro Amaral, vice-presidente de educação digital e presidente do EAD Laureate; Daniel Infante, sócio-diretor da consultoria Educa Insights; Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy; e Gustavo Borba, diretor de graduação da Unisinos.

Após um coffee break dedicado para networking entre os participantes, na segunda rodada de palestras falam: Susana Salaru, analista de equity research no Itaú BBA; Stephan Younesdiretor do Slash Education na PUC-PR; e Peter Kronstrøm, head do Copenhagen Institute for Future Studies na América Latina.

A seguir, confira os principais tópicos do encontro.

Inovação e metodologias de ensino

A popularização dos instrumentos digitais permite que o aluno tenha maior autonomia no seu processo de aprendizagem. Esse avanço também amplia as possibilidades do professor em sala de aula. Mas Gustavo Borba, diretor da unidade de graduação da Unisinos, faz um alerta: o processo de inovação e construção do conhecimento não depende exclusivamente de tecnologia, mas de metodologia. Borba se apresenta às 10h25.

Aprendizado por toda a vida

Um novo modelo de ensino e aprendizagem ganha força no setor. Chamado de lifelong learning, ele dá nova roupagem à educação superior. Em vez da tradicional graduação com em média cinco anos de duração, além de mestrado e doutorado, as pessoas poderão optar por cursos de menor duração, mais especializados (voltados para o desenvolvimento de hard e soft skills) e distribuídos ao longo da vida. Para explicar melhor, o Fórum de Lideranças recebe Stephan Younes (12h35) e Peter Kronstrøm (13h10)

Captação e retenção de alunos

As instituições de ensino superior (IES) privadas seguem em busca de estratégias para aperfeiçoar e melhorar a captação e a retenção de alunos. Em um mercado concorrido e pulverizado, diferenciais acadêmicos não são suficientes. É preciso rever tanta a estratégia comercial quanto de gestão do portfólio. Daniel Infante, fundador e sócio-diretor da Educa Insights, consultoria especializada em soluções e pesquisas de marketing para o setor educacional, apresentará números, casos e dicas sobre o tema às 9h15.

Empregabilidade e negócios

As transformações da tecnologia, os novos modelos de ensino e o novo perfil do aluno também reconfiguraram o mercado de trabalho. Surgem novas profissões e, com elas, oportunidades de negócios – para o estudante e aos gestores educacionais, que podem apostar em um novo filão. O Fórum de Lideranças vai se aprofundar no assunto com as palestras de Guilherme Junqueira (9h50) e Susana Salaru (12h).

Confira a programação completa

  • 8h Credenciamento e Welcome Coffee
  • 8h45 Abertura
  • 8h55 Mindset Digital na Educação a Distância – Mauro Amaral (Laureate)
  • 9h15 Tendências e estratégias para captação de alunos – Daniel Infante (Educa Insights)
  • 9h50 Education Revolution: reinventando o modelo de educação que todos conhecem – Guilherme Junqueira (Gama Academy)
  • 10h25 A Universidade do futuro – Gustavo Borba (Unisinos)
  • 11h Coffee Break
  • 12h Vetores de curto prazo e tendências de longo prazo para o setor educacional – Susana Salaru (Itaú BBA)
  • 12h35 E não é que a educação tem recall?! – Stephan Younes (PUC PR)
  • 13h10 Megatrends e cenários futuros para educação – Peter Kronstrøm (Copenhagen Institute for Future Studies)
  • 14h Encerramento

*Programação sujeita a alterações

Fórum de Lideranças: Desafios da Educação 2019

Data: 11 de abril (quinta-feira)
Horário: 8h às 14h
Local: Universidade Anhembi Morumbi (R. Casa do Ator, 275, Vila Olímpia, São Paulo – SP)
Link para inscrição: CLIQUE AQUI

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    VOCÊ PODE GOSTAR

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.