InsightsMercado

Bolsonaro promete enviar universitários brasileiros a Israel

0

O presidente Jair Bolsonaro, durante declaração conjunta em Jerusalém, Israel. Crédito: Alan Santos/Agência Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro quer mandar universitários para Israel.

“Estamos muito preocupados com ciência e tecnologia. Quero fazer algo parecido [com o] que foi feito nos anos 1970, [quando] mandavam os jovens para fora para aprender agronomia. Queremos mandar nossos jovens a Israel para ver como é a agricultura no deserto”, disse, durante entrevista coletiva, no fim de março.

Ele se refere às técnicas de irrigação por gotejamento e criação de peixes, desenvolvidas pelo estado de Israel. Bolsonaro alega que, em Israel, a precipitação pluviométrica é menor do que no semiárido nordestino.

“Queremos mandar a nossa garotada, os universitários, para ficar duas, três semanas lá fora para que essa tecnologia venha para cá e [eles passam] bem aplicá-la aqui no Brasil”, afirmou Bolsonaro na última quinta-feira (04), durante transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Leia mais: 3 lições de Israel para o ensino superior

A intenção é “botar no papel” o intercâmbio dos universitários brasileiros em Israel “o mais breve possível”. O presidente não deu detalhes de como o programa funcionará.

A proposta é semelhante ao Ciência sem Fronteiras, criado em 2011 pelo governo de Dilma Rousseff. Entre os objetivos do programa estavam a inserção internacional das instituições brasileiras, a ampliação do conhecimento inovador de pessoal das indústrias tecnológicas e a formação qualificada nas competências e habilidades necessárias para o avanço da sociedade.

A falta de recursos resultou no congelamento do programa, bem como críticas quanto a sua aplicação.

Leia mais: O que aprender com Israel – a startup nation

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino superior.

    VOCÊ PODE GOSTAR

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *