As tecnologias e as novas formas de comunicação – cada vez mais ágeis e efêmeras – moldam os gostos e as formas de aprender das novas gerações, que chegam ao ensino superior profundamente impactadas pela interação com múltiplas telas.
Com hábitos muitos diferentes dos millenials, que os antecederam, a geração Z (formada pelos nascidos entre 1995 e 2009) representa novos desafios e oportunidades para as instituições de ensino superior (IES).
Ou elas acompanham as mudanças, se munindo de plataformas, ferramentas e metodologias que dialoguem com esses estudantes, ou rapidamente se tornarão obsoletas.
Uma plataforma, várias soluções
Para oferecer soluções assertivas que dialoguem com as novas demandas do mercado educacional, também é preciso entender as dores das IES. E foi isso que a Plataforma A fez.
Ouvindo instituições de todo o Brasil, a edtech desenvolveu um LXP, um espaço que se assemelha a um campus virtual. Todas as soluções de conteúdo e tecnológicas se conectam e proporcionam uma interação fluida por parte dos alunos e facilitada para professores.
Para os alunos
Aulas, avaliações, laboratórios e diversas outras soluções ficam concentradas em um único e completo campus virtual, proporcionando uma experiência totalmente focada nos estudantes.
Para os docentes
A plataforma também traz importantes avanços para os docentes. Com muito mais agilidade e possibilidades de construção de disciplinas, o processo de ensino se torna eficiente e agradável.
Dessa forma, é possível personalizar o layout das disciplinas inteiras, importar, criar e customizar conteúdos, gravar vídeos e áudio, acompanhar o desenvolvimento global das turmas e individual de cada aluno.
Para os administradores do sistema
Para quem gerencia o sistema, os benefícios incluem maior integração com o sistema acadêmico e a construção de widgets personalizados que se conectam com as demais soluções externas ou da própria instituição.
Outra vantagem é a concessão de autorizações de forma facilitada, com logins específicos para tutores, gestores e alunos e cada um dos envolvidos nos processos internos da IES.
Além disso, o LXP inclui:
- Suporte em português, de segunda a sexta-feira entre 9h e 18h;
- Acessibilidade, com 27 recursos nativos;
- Conteúdo acessível, mobile e que tem a possibilidade de impressão.
Autonomia na personalização do conteúdo
O LXP da Plataforma A permite total edição do material que será ofertado aos estudantes, com base no catálogo de conteúdos que conta com cerca de 220 mil objetos de aprendizagem, o que torna o processo de ensino ainda mais alinhado às necessidades específicas de cada instituição.
Segundo o gerente executivo de Tecnologia e Inovação a Plataforma A, Jackson Braga Fernandes, uma das principais preocupações ao desenvolver o LXP foi criar uma experiência única, atendendo às necessidades de cada usuário.
“Nossa plataforma é fácil de usar, com recursos de aprendizado acessíveis e uma navegação intuitiva, que facilita a colaboração, permitindo que os usuários progridam nos estudos sem a necessidade de ajuda”, pontua Fernandes.
Outro destaque é o conjunto de recursos de análise de dados para que coordenadores, docentes e equipe acadêmica possam tomar decisões informadas e melhorar a experiência de aprendizado dos alunos.
A inclusão também é um ponto a ser destacado. O suporte acessível garante que todos os estudantes, independentemente de suas habilidades e necessidades, possam acessar o conteúdo sem obstáculos.
Para Rodrigo Severo, diretor da +A Educação, a mudança é fruto da consolidação de uma estratégia de longo prazo, que iniciou em 2014 e culmina com o LXP. “Com a nossa plataforma conseguimos integrar todas as soluções que oferecíamos de maneira individualizada, propiciando um grande diferencial para nossos clientes, uma vez que nenhuma outra plataforma tem um portfólio de conteúdos integrados da forma como nós oferecemos”, explica.
Outro diferencial, pontua Severo, é que o LXP resolve uma série de problemas operacionais que foram mapeados junto a instituições de ensino superior, entre eles a diversidade e a qualidade de conteúdos integrados.
“O nosso LXP é totalmente focado no dia a dia das IES, em como resolver suas dores e oferecer uma experiência de ponta para todos os envolvidos no processo de aprendizagem. Tudo em um mesmo ambiente e funcionando de forma superintegrada. Acreditamos que o LXP tem todo o potencial para promover um boom no mercado”, diz o diretor.
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