Você acha que os estudantes usam a Internet de maneira produtiva? Claro, eles gastam muito tempo curtindo posts no Facebook, tuitando e conversando pelo Whatsapp, mas essas interações não são as únicas atividades deles na web. Os chamados nativos digitais estão, sim, utilizando a tecnologia para aprender ainda mais.
A Geração Y ainda acredita na necessidade de um professor e nas aulas presenciais, mas também espera que os serviços e recursos digitais voltados para a educação tenham velocidade, conveniência, flexibilidade e potência. Com todas essas exigências, como será que eles estão usando essas ferramentas? Inspirados no site Edudemic, listamos aqui cinco maneiras inovadoras de usar a tecnologia, segundo os jovens.
1. Organizando o cronograma
O smartphone serve para atividades além das conversas no Whatsapp. Os alunos utilizam aplicativos de organização, agendas, alarmes e lembretes para recordar prazos de projetos e avaliações. Muitas ferramentas disponíveis na web podem ser acessadas no celular, tornando os estudantes mais conectados com o que está acontecendo em sala de aula.
2. Estudando em ambientes híbridos
Os alunos preferem assistir a aulas on-line, responder quizzes, obter os resultados imediatamente e, depois, trabalhar seus pontos fracos em sala de aula. Nos Estados Unidos (EUA), 63% dos alunos preferem um ambiente híbrido de aprendizagem, onde o professor precisa tirar dúvidas individuais e aprimorar o conhecimento das aulas feitas de maneira virtual.
3. Fazendo experimentos em laboratórios virtuais
Os jovens se adaptam com facilidade às limitações que podem existir nas instituições de ensino. Quando não é possível fazer experiências em laboratórios dentro da universidade, os alunos podem utilizar laboratórios virtuais para solucionar esse problema. Nos EUA, universidades têm espaços onde alunos aprendem, virtualmente, a fazer experimentos.
4. Compartilhando conhecimento
Diferente das gerações anteriores, a Geração Y acha que compartilhar o conhecimento é algo tão natural quanto respirar. Os alunos utilizam as redes sociais para manter contato com os colegas, solucionar dúvidas sobre conteúdos que aprenderam em sala de aula ou fazer trabalhos em grupo. Além do entretenimento, esses espaços se transformam em um ambiente de aprendizado e troca de informações realmente relevantes para a formação dos alunos.
5. Colocando em prática as lições de sala de aula
Antigamente os alunos iam para casa e praticavam o que aprendiam sozinhos. Hoje, com todas as possibilidades de comunicação disponíveis (chamadas de vídeo, chats, comunicadores instantâneos, etc.) é muito mais fácil tirar dúvidas e praticar lições com os colegas. O contato entre eles fora de sala de aula facilita a troca de conhecimento.
Portanto, este é um grande desafio para os gestores das universidades: acompanhar as necessidades dos estudantes, buscando fornecer ferramentas para o desenvolvimento de suas capacidades.
E você, utiliza a tecnologia de maneira inovadora?
Quer continuar a discussão por email? Cadastre-se na nossa newsletter Desafios da Educação clicando neste link.
Comments