Metodologias de Ensino

Webinar: modelos, planos e experiências de ensino híbrido

1

Alunos de Arquitetura da USP: ensino híbrido pode aperfeiçoar a educação. Crédito: Cecília Bastos/Jornal USP.

Da educação básica ao nível superior, o ensino híbrido (blended learning, em inglês) é fundamental à qualidade da educação brasileira. A afirmação é de Fernando de Mello Trevisani, professor de matemática do Colégio Sidarta e coordenador do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, organizado pelo Instituto Península e a Fundação Lemann.

“O online e o presencial se complementam e, ao formarem o ensino híbrido, promovem uma educação mais eficiente, interessante e personalizada”, diz.

Trevisani compartilha modelos, planos de aulas e experiências no webinar Ensino híbrido: do planejamento à prática. O evento, disponível na internet, é promovido pelo portal Desafios da Educação.

>>BAIXE UMA AMOSTRA DO LIVRO “ENSINO HÍBRIDO: PERSONALIZAÇÃO E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO”<<

Entre os modelos de ensino híbrido apresentados estão laboratório racional, sala de aula invertida, virtual enriquecido e rotação por estações. Nesta, por exemplo, a aula é organizada em três fases. A primeira com exposição e diálogo dos alunos com o tutor. Depois, uma estação individual com tarefas online. Por fim, reúne os alunos em grupos para resolver um problema e concluir o trabalho.

Além de potencializar a aprendizagem dos alunos, a tecnologia também “ajuda o professor a coletar dados para que posteriormente facilitam a personalização do ensino”, segundo Trevisani.

Com duração de 1h15, o webinar inclui apresentação de conceitos e uma sessão de perguntas e respostas. O conteúdo é gratuito aos leitores do Desafios da Educação.

>>Acesse aqui o webinar sobre ensino híbrido<<

Leia mais: Da educação básica à superior: como executar o ensino híbrido

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    VOCÊ PODE GOSTAR

    1 Comentário

    1. O link para o webinar não está funcionando.

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.