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Por que a graduação EAD superou a modalidade presencial em número de vagas

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vagas EAD

Aluno da UNB: oferta EAD superou a presencial. Crédito: UNB.

Pela primeira vez, o número de vagas oferecidas em cursos de graduação a distância (EAD) superou a oferta da modalidade presencial no Brasil. Em 2018, as instituições de ensino superior (IES) disponibilizaram 7,1 milhões de vagas para a EAD; aos cursos presenciais, 6,3 milhões.

Os números da EAD refletem um ciclo de expansão das instituições privadas e do segmento online, impulsionado pelo decreto que flexibilizou os parâmetros de abertura para polos de ensino a distância.

Em 2017, quando a portaria do Ministério da Educação (MEC) foi publicada, o Brasil tinha 4,7 milhões de vagas à EAD. Assim, o crescimento em 2018 foi de 52% em relação ao ano anterior.

Considerando os últimos cinco anos, o total de vagas na modalidade a distância registrou um aumento expressivo de 135%. Já as graduações presenciais expandiram 26% – passando de 5 milhões, em 2014, para 6,3 milhões.

Vagas em 2018 para cursos EAD. Fonte: Inep/Censo da Educação Superior. Arte: Desafios da Educação.

O país tem 8,4 milhões de alunos matriculados em cursos de graduação. Os dados são do Censo da Educação Superior 2018, divulgados na manhã desta quinta-feira (19) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Leia mais: Como atuam os cursos EAD mais bem avaliados no Enade

EAD chega a 2 milhões de alunos

Além de oferecer mais vagas do que o ensino presencial, a EAD alcançou o índice histórico de 2 milhões de alunos. Significa um crescimento de 17% em relação a 2017 – já o ensino presencial registrou queda de 2%.

O número de alunos na modalidade EAD equivale a 24,3% do total de matrículas do ensino superior – ou uma a cada 4. 

A oferta de cursos a distância também cresceu. Em 2018, foram 3.177 opções. Isso significa uma expansão de 50,7% em comparação com o ano anterior.

Ocorre que a evasão também é maior na EAD quando comparada ao ensino superior presencial – 62,2% e 55,6%, respectivamente.

Leia mais: Mensalidade acessível e flexibilidade atraem alunos para EAD

Das 2.537 instituições de ensino no Brasil, apenas 14% oferecem EAD. Destas, 6% são responsáveis por 80% das matriculas do ensino a distancia.

Em números de alunos matriculados na EAD, destacam-se a Universidade Pitagoras/Unopar (do grupo Kroton), a Universidade Paulista (Unip), o Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), o Centro Universitário Internacional (Uninter), a Universidade Anhanguera (Kroton) e a Yduqs (antiga Estácio).

A imensa maioria cursos EAD pertence à rede privada – onde as graduações EAD mais procuradas são Pedagogia, Administração, Contabilidade, Gestão de Pessoas e Serviço Social.

Na rede pública, além de Pedagogia, os estudantes apostam em cursos a distância de Matemática (formação do professor), Administração Pública, Letras (português – formação do professor) e Administração de empresas.

Leia mais: Em 2020, Brasil poderá ter até 17 cursos de mestrado EAD

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

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    7 Comments

    1. Olá pessoal!
      Não vejo a busca pela Ead somente pelos valores reduzidos. A situação de múltiplas rotinas que a sociedade tem se imposto e a velocidade de tudo em nossas vidas, nos faz também refletir na busca de uma forma mais “flexível” e ajustável a realidade de cada um. O formato envolvendo mais tecnologia, dinamismo e rotinas menos enfadonhas que muitas salas de aula física nos apresenta ainda, também é um fator que pesa na hora de optar por um curso de EaD.
      Agora, o fato é que temos que ter muito cuidado na escolha pois ainda existem instituiçoes com baixa qualidade e tutores despreparados. O aluno precisa pesquisar bem, ver referências, materiais, conversar com alunos da mesma instituição, enfim, ter a garantia de que pelo menos estará estudando com qualidade. O EaD é bem “pesado” nas cobranças e aluno precisa entender que sua dedicação às vezes supera ao ensino presencial. Acima de tudo é preciso ter rigor, autonomia e senso de responsabilidade apurado.
      Um abraço
      Ana Mendes

    2. Conteúdo primoroso. Me filiei para receber essa riqueza de conteúdos frequentemente

    3. Quais foram as fontes que subsidiaram a matéria? Achei interessante alguns números

      1. a fonte foram os senso do ensino superior de 2014 e 2018
        vc pode encontrar os dados pesquisando no google “censo ensino superior” primeira pode ir na primeira. Ja dentro do site do censo, vc vai na opção “Resultados”, la vc tem todos o dados dos utimos censos.

    4. Disciplina e organização , são duas características que no meu ponto de vista eu as considero como cruciais para um bom aproveitamento no estudo EAD, pois o seu aproveitamento vai depender muito de você. Se você não conseguir parar para se organizar e entender como deve como começar nunca vai conseguir exito, pois se ficarmos apenas pensando ou até mesmo esperando um start isso só vai te prejudicar, pois o tempo voa demais e quando você menos esperar já estará em cima da avaliação e só fazer a avaliação para passar não nos leva a nada, pois o que vale é justamente o conteúdo adquirido e com qualidade, o EAD tem esse grande diferencial, pois no momento em que estamos estudando , temos a liberdade de parar e acrescentar mais conteúdo e ai está o diferencial no aluno que escolhe fazer uma faculdade ead, ele precisa saber que não pode ficar apenas no conteúdo oferecido pela instituição ele precisa ir além , não que isso não deve acontecer nas aulas presenciais, mas muitas vezes a depender do professor ele te leva um material e você acaba ficando preso apenas aquele conteúdo o aluno Ead já tem na sua construção que ele precisa ser mais , buscar mais para conseguir o aprendizado que necessita.
      A disciplina tem que ser considerada da mesma forma que um aluno presencial tem , devemos nos lembrar que a falta não apenas faz o aluno perder pq ele não está na sala de aula , mas porque o professor sabe se ele não está aqui também não adquiriu o conteúdo e assim devemos ser assiduos as aulas online também, pois criamos o hábito e as coisas não ficam perdidas.

      O EAD hoje eu acredito que sim , tem o mesmo potencial de um curso presencial, pois o exito no curso depende muito do aluno , de nada adianta se você tem um professor ali todos os dias passando seu conhecimento se você não estiver aberto a aprender de forma verdadeira, pois as aulas são importantes, mas o aprendizado não se resume apenas aquele momento e sim a busca fora dali, por isso alunos que estudam online se ele tem a mesma vontade em buscar novas fontes, novos aprendizados ele tem sim muita capacidade em ser um excelente profissional. Uma coisa que eu escutei a pouco tempo no podcast , onde fala que na verdade as faculdades ead elas começaram a ter enfase não apenas pelo fato de saber que as pessoas não possuem tempo para ir a escola física e sim porque as instituições também perceberam que as empresas estavam buscando esses ensinos, pois até seus treinamentos passaram a ser executados dessa forma, então porque não preparar o aluno para ser mais independente e levar até o mercado pessoas mais proativas.

    5. Qual o crescimento do quantitativo de alunos matriculados em graduações a distância no Brasil nos últimos 5 anos?

    6. A qualidade dos cursos EAD continuam bem ruins, mas com a grande mercantilização que passou o ensino superior nos últimos 15 anos, o ensino presencial caiu para o mesmo nível, portanto hoje tanto faz você fazer um curso EAD ou presencial.

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