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Como a SAGAH ajuda a controlar a evasão no ensino superior

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Apesar de todas as iniciativas para reduzir a desigualdade na educação brasileira, há um problema persiste – e que, ano após ano, desafia as instituições de ensino superior (IES): a elevada taxa de evasão.

Segundo a 14ª edição do Mapa do Ensino Superior, o índice atual de evasão é de 57,2%. Isso significa que no Brasil quase seis em cada dez universitários desiste de estudar. 

Como a rede privada é composta por 88% das universidades, faculdades e centros universitários do País (um total de 2.595 IES), ela naturalmente detém uma taxa mais elevada de evasão, de 61%. Em relação à modalidade, cursos a distância (EaD) registram 64% de desistência, ante 52,6% dos presenciais, segundo o Instituto Semesp. 

Em geral, as motivações para evadir são sempre as mesmas e associadas à realidade socioeconômica. Muitos brasileiros vivem em situação de vulnerabilidade, precisam trabalhar e nem sempre têm tempo ou condições financeiras para manter os estudos. Mas também há estudantes que abandonam a graduação por não se identificarem com o curso que escolheram ou por se sentirem insatisfeitos com o que a IES tem a oferecer. 

O problema pode ser minimizado, mas dificilmente deixará de existir. Levando isso em conta, as instituições precisam direcionar seus esforços justamente para esse esforço. Ao proporcionar uma experiência de aprendizagem atraente, elas aumentam o engajamento do aluno. E diminuem as chances de esse aluno interromper seus estudos. 

É aqui que entra o conteúdo da SAGAH

Entre os principais benefícios que a nova SAGAH oferece, estão:

Conteúdo engajador

O material didático da SAGAH é produzido com rigor acadêmico e baseado em metodologias ativas, para que as trilhas de aprendizagem sejam criadas de acordo com o perfil dos alunos. O catálogo conta com 21 mil Unidades de Aprendizagem para mais de 70 cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres.  

Diversificação de formatos

O catálogo da SAGAH integra mais de 200 mil objetos de aprendizagem, que podem variar entre infográficos, vídeos tradicionais e interativos, objetos 3D e vídeos 360°. Com exemplos práticos de aplicação na rotina profissional, os estudantes podem fazer um tour virtual e interativo por um hospital, uma megaconstrução ou pelos corredores da própria IES. 

Para ter sucesso e controlar à evasão, as IES precisam investir em estratégias claras de retenção. Nesse sentido, uma plataforma de aprendizagem integrada é uma excelente aliada. 

Para ter sucesso e controlar a evasão, as IES precisam investir em estratégias de retenção.

Para ter sucesso e controlar a evasão, as IES precisam investir em estratégias claras de retenção. Crédito: Visual Hunt.

Combate à evasão: um trabalho a longo prazo 

Gerente de Customer Success da +A Educação, Dyego Nunes destaca que a evasão é fruto de um conjunto de fatores que impactam negativamente a experiência do estudante. Quando esses problemas não são solucionados, geram uma grande insatisfação e culminam com a desistência. 

Segundo o especialista, trata-se de um fenômeno até certo ponto inevitável no sentido de que sempre haverá alunos abandonando os estudos , mas que pode ser mitigado. Para isso, é preciso que os gestores entendam que as coisas não se resolvem em um passe de mágica.  

“Estamos falando de um indicador de médio a longo prazo. Então, as ações que tomamos hoje irão se refletir nos resultados que teremos daqui a seis meses ou um ano”, ressalta Nunes. Ele observa que cada ponto da jornada do aluno precisa ser analisado de modo individual, mesmo que em algum momento todos estejam correlacionados.  

“É necessário acompanhar o engajamento e o progresso do estudante: qual conteúdo ele está consumindo, de que forma, quantas vezes e por quanto tempo. E como se dá esse caminho dentro da plataforma”, diz Nunes.  

Monitoramento do progresso

Conforme pesquisas internas da Plataforma A, alunos que consomem mais de 60% do conteúdo tendem a permanecer para renovação da matrícula. A nova SAGAH estimula essa experiência ao disponibilizar o progresso automático das disciplinas conforme a passagem pelos itens da trilha de aprendizagem modular. Além disso, a plataforma parabeniza o estudante a cada avanço, incentivando a continuidade do aprendizado. 

“Não basta fazer as coisas na base do ‘achismo’ e simplesmente pensar: ‘eu conheço o meu aluno e sei o que ele pensa’. As IES têm que trabalhar com a estruturação de dados, montar relatórios e entender os indicadores para só depois levantar as hipóteses e trabalhar para controlar a evasão”, complementa Dyego Nunes. 

Na nova SAGAH, gestores e docentes podem gerenciar cursos, monitorar o progresso dos alunos, conduzir avaliações e personalizar conteúdos sem a necessidade de alternar entre diferentes sistemas. Assim, a plataforma permite que as instituições de ensino tenham mais subsídios para detectar ameaças de evasão. 

Esse acompanhamento inclui diversos indicadores. Elementos como coeficiente de rendimento acadêmico (CRA), aproveitamento de disciplinas, reprovações e trancamentos de matrícula são analisados para identificar possíveis riscos. 

Além disso, o gerente de Customer Success lembra que nem sempre os alunos se conectam com o perfil da IES. “Nesse caso, pode ser que o erro esteja lá na outra ponta da cadeia, que é a captação”, explica. Mas os que se conectam estão investindo nos estudos e, portanto, esperam que aquele aprendizado lhes traga algum retorno.  

“Nossa preocupação é entregar valor para eles, o que, dentro da realidade da educação a distância, significa dispor de um produto que atenda a todas as suas necessidades”, afirma Nunes.

O papel do NPS: Nunes diz, ainda, que é importante aplicar o Net Promoter Score (NPS), métrica utilizada para mensurar a satisfação dos alunos e melhorar sua experiência. Basicamente, a avaliação consiste em uma pergunta: 

Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa instituição a um amigo ou colega?  

As notas 9 e 10 são dadas por estudantes totalmente satisfeitos com a IES e, portanto, propensos a recomendá-la — os chamados promotores da marca. Se eles concedem 7 ou 8, não estão completamente entusiasmados e podem ser facilmente atraídos pela concorrência. E, de 6 para baixo, é bem provável que, além de abandonar a instituição, tornem-se detratores, compartilhando a má experiência com outras pessoas. 

“Precisamos enxergar o NPS como uma das formas que se tem para melhorar o produto e entregar valor para o aluno. Se a pessoa não se limita a dar uma nota baixa, fazendo também um comentário negativo, é porque ela está muito indignada com a plataforma”, argumenta Nunes.  

Aprendizagem integrada, a melhor forma de engajamento

A nova versão de SAGAH atua no combate à evasão em diferentes frentes. Além de criar uma jornada de estudos engajadora, a solução desenvolvida pela Plataforma A ainda possibilita que as instituições de ensino tenham acesso a sistemas de gerenciamento que coletam e analisam dados sobre o desempenho e a frequência deles. 

Dessa forma, as IES conseguem dar aos estudantes uma experiência de aprendizagem completa, atendendo a todas as suas necessidades em termos de conteúdo e tecnologia. 

Os elementos que atuam para controlar a evasão de estudantes 

Laboratórios virtuais

Essas réplicas com alto grau de fidelidade simulam um ambiente real para que o aluno faça experimentos sem sair de casa. Voltados para cursos da área de Saúde, Engenharia e Humanidades, os laboratórios virtuais proporcionam uma aprendizagem segura sem abrir mão da prática. 

Layout inovador

O exclusivo template streaming torna o conteúdo mais responsivo e alinhado com os padrões de consumo das novas gerações. Ao acessar os recursos multimídia, os estudantes sentem uma conexão maior com o que estão aprendendo e se tornam menos propensos a evadir. 

Tutoria personalizada

A partir de 2025, a SAGAH contará com o Edu. Alimentado por inteligência artificial, o tutor virtual interage com o aluno para sanar dúvidas sobre o conteúdo, ajudando-o a encontrar respostas dentro da própria plataforma. 

Todos esses recursos contribuem para uma jornada encantadora. Ainda assim, é essencial acompanhar os alunos para identificar possíveis sinais de evasão e intervir preventivamente. Nesse sentido, a SAGAH também pode atuar como uma grande parceira das IES. 

Venha para a SAGAH

Com a SAGAH, sua IES consegue contemplar as demandas dos estudantes de forma simples e eficaz. Ao reunir conteúdo e tecnologia em um só ambiente virtual, a solução da Plataforma A entrega uma experiência de aprendizagem muito mais completa, que estimula o engajamento e conta com dispositivos para monitorar a jornada do aluno, reduzindo as chances de evasão.  

Quer saber mais sobre a nova SAGAH? Agende uma demonstração e descubra como nossa solução pode fazer a diferença no ensino superior! 

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

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