As ferramentas disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (LMS, na sigla em inglês) são excelentes para aumentar a eficiência acadêmica e empoderar os educadores.
Recursos como lembretes de acesso automatizado, feedback personalizado ao aluno ou métricas de avaliação podem fazer toda a diferença. Conheça algumas soluções*, e torne o LMS seu principal parceiro estratégico.
Leia mais: Learning analytics: o poder dos dados na instituição de ensino
Centro de Retenção
O monitoramento regular do Centro de Retenção, que nada mais é do que uma central de acompanhamento, faz com que professores, tutores e equipes EAD possam ter maior controle dos estudantes. Por meio dele, é possível acompanhar prazos perdidos, controlar acessos, lançar notas e atividades de cada um dos alunos. Além disso, a ferramenta possibilita o envio de mensagens e alertas. O histórico das interações é mantido gravado.
Rubricas para montagem da Matriz de Avaliação
Para maior transparência e eficiência da instituição de ensino superior (IES), o LMS oferece rubricas que facilitam a organização dos critérios de avaliação. Esse recurso facilita a correção das atividades tanto aos alunos quanto aos avaliadores. Além disso, o docente pode customizar as rubricas de acordo com a proposta de atividades. Ao final da avaliação, o sistema sugere métricas e uma nota conforme os critérios atingidos pelo aluno.
Painel de desempenho para competências
No projeto pedagógico, a IES define metas de competências e habilidades para cada um dos seus cursos – muitas vezes originadas das Diretrizes Curriculares Nacionais. Para aumentar a chance de eficiência, é possível cadastrar cada uma das habilidades no LMS, tornando-as acessíveis à toda instituição. O monitoramento das competências desenvolvidas ao longo do curso ocorre pelo Painel de Desempenho em Metas.
Leia mais: Por que se fala tanto em competências para a educação?
Gamificação
Os alunos costumam se motivar quando são oferecidas “premiações”. Diante da possibilidade, o LMS possui um recurso chamado Conquistas. Inspirado no conceito de gamificação, ele permite ao docente criar emblemas que representam etapas concluídas, seja uma disciplina ou uma avaliação.
Comments