Capacitação Docente

Quais habilidades um professor precisa ter para ensinar no mundo digital?

1

O que é preciso para ensinar em um mundo cada vez mais conectado? O desafio dos profissionais da educação é desenvolver competências que nem sempre têm relação com o uso do computador. O blog Desafios da Educação traz uma lista de cinco habilidades essenciais que professores precisam ter para ensinar em parceria com a tecnologia.

1. Facilitar a interação

O professor precisa tornar-se um facilitador em vez de impor o seu ponto de vista. É importante fazer os alunos se sentirem parte da produção de conhecimento participando dos debates e dando ideias para compor a disciplina. Essa postura estimula um ambiente dinâmico, onde o conhecimento é compartilhado em rede.


O jogo da Paz Mundial, de John Hunter, é um ótimo exemplo de como o professor pode ser um facilitador em sala de aula. Sua experiência com alunos do Ensino Infantil é uma inspiração também para líderes e gestores do Ensino Superior.

2. Reconhecer os ambientes digitais

É preciso aprender a usar as mídias sociais, adaptando-se a esses ambientes onde os estudantes convivem e se expressam. Trazer para sala de aula conceitos, expressões e conteúdos que estão circulando no Twitter e Facebook, por exemplo, aproxima o conhecimento do dia a dia dos alunos.

habilidades-professor2
Fonte: Design Issue.

3. Provocar os alunos

Bons professores estimulam, desafiam e engajam os alunos. Além de facilitar a interação, o professor precisa provocar a busca pelo conhecimento com as ferramentas corretas. Ter a habilidade de instigar a participação e o questionamento é fundamental para o docente que irá conviver com uma geração extremamente estimulada pela tecnologia.

habilidades-professor-3
Fonte: The Apollos Project File.

4. Aprender com os alunos

Que tal começar o dia espiando o que está acontecendo nas redes sociais? Essa é uma boa oportunidade para conhecer melhor o universo da Geração Y. O professor precisa estar aberto para receber informações novas dos estudantes e compartilhar com eles o conhecimento de maneira mais horizontal. Aprender com os alunos faz parte do processo.

5. Fazer da sala de aula um espaço para a experiência

O professor deve estar aberto para experimentar novas formas de organizar as aulas, aplicativos que facilitem a transmissão de conhecimento e softwares que ampliem os limites da sala de aula. É importante estar disposto a conhecer novas formas de educar, fazendo educação e tecnologia andarem juntas.

E você? Que habilidade acha essencial para ensinar no mundo digital?

O engajamento dos professores com novas tecnologias será o tema do workshop de Ana Karin, professora da Feevale com 12 anos de experiência na gestão da educação superior, no Fórum Desafios da Educação. O evento será realizado na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, no dia 14 de agosto. Acesse este link e faça já sua inscrição gratuita: as vagas são limitadas!

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

VOCÊ PODE GOSTAR

1 Comentário

  1. […] O desafio dos professores e demais profissionais da educação é desenvolver competências que nem sempre têm relação com o uso do computador.  […]

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.