Capacitação DocenteEdTech

O professor está preparado para uma classe digital?

0

Promover o aprendizado coletivo, incentivar a inovação e compartilhar. Estas são algumas das qualidades que o professor universitário de hoje precisa cultivar, citadas aqui no blog. Paralelo à mudança de comportamento, os professores precisam buscar capacitação para enfrentar um novo momento da educação. Período que exige deles e dos gestores do ensino superior atitudes práticas e pensamento criativo.

professor-digital

Imagem via Pinterest.

A falta de capacitação dos professores é a principal dificuldade encontrada para a utilização das tecnologias em sala de aula, segundo a pesquisadora em tecnologias da educação Martha Gabriel, na reportagem O desafio da classe digital, para o site do Estadão. Outra dificuldade é a falta de infraestrutura adequada nas instituições. A pesquisadora cita escolas de ensino fundamental e médio, mas as mesmas dificuldades podem ser encontradas nas universidades do país.

Para mudar esse quadro, é preciso que todos os envolvidos no processo participem. Os gestores precisam incentivar professores na busca de qualificação além de suas especialidades acadêmicas. E o docente precisa conhecer ferramentas, entender a cultura em que seus alunos estão inseridos e, com base nos novos conhecimentos, rever suas práticas pedagógicas.

Em entrevista ao site Porvir, o professor universitário e especialista em marketing e comunicação, Dado Schneider, afirma que se antes era precisa ter curso de datilografia, hoje, o educador do século XXI precisa aprender a lidar com a tecnologia. Para ele, o principal responsável pelo aperfeiçoamento é o docente. “A escola pode dar força ao professor. Mas acho que depende dele querer de fato ser um professor atraente, do século XXI. O aluno do século XXI não é o aluno do século XX”, comenta.

Mesmo que o coordenador do processo seja o educador, os gestores podem e devem dar subsídios para que estes estejam preparados para promover o conhecimento. Incentivar trocas de conhecimento entre os cursos na própria universidade, criar de redes de conhecimento com professores de outras instituições pode ser o primeiro passo para uma educação mais alinhada com as necessidades do século XXI.

E para você? A falta de capacitação dos professores é um dos principais desafios para a aplicação de novas tecnologias em sala de aula?

Para debater sobre capacitação de professores e outros desafios do ensino com líderes em Educação e Tecnologia, inscreva-se na edição do Rio de Janeiro do Ciclo de Debates Desafios da Educação. O evento acontece dia 23 de outubro, no Everest Rio Hotel. As vagas são gratuitas e limitadas.

Quer receber nossos posts e novidades por email? Cadastre-se na nossa newsletter Desafios da Educação clicando neste link.

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.