Imagem via We Heart It
Os próximos cinco anos serão desafiadores para os gestores de educação. Pensar novos rumos para os processos de ensino, maneiras inéditas de capacitar os docentes, meios de incentivar o uso de tecnologias em pesquisa e questionar os padrões tradicionais são apenas algumas das questões a serem enfrentadas até 2018. O cenário é fruto da pesquisa Horizon Report 2013, documento anual produzido pela New Media Consortium e Educause Learning Initiative (já comentamos sobre o relatório neste e neste post, lembra?).
“Prontidão é tudo”, já dizia o famoso personagem Hamlet, de Shakespeare. Conheça – e prepare-se para enfrentar – os seis principais desafios das Instituições de Ensino Superior nos próximos anos:
Capacitação de professores
Muitos docentes ainda não estão capacitados para agir dentro de ambientes digitais. O desafio é conectar esse profissional à realidade dos alunos. Aprender sobre o mundo digital não tem necessariamente relação com a técnica. É preciso compreender a dinâmica desse universo e como utilizá-la na educação.
Novas formas de avaliação
É preciso encontrar novas formas de avaliar os trabalhos acadêmicos. As abordagens tradicionais, como métricas baseadas em citação, por exemplo, são difíceis de aplicar à pesquisa que é divulgada ou conduzida pelas mídias sociais. Novas formas de revisão e aprovação devem ser incorporadas aos trabalhos científicos, mas para isso é preciso que o corpo docente encontre maneiras de validar tais processos.
Resistência interna
Novos processos de aprendizagem e tecnologias não são implantados devido às limitações administrativas das instituições. A burocracia pode ser o pior inimigo do desenvolvimento de padrões educacionais mais modernos. Superar estes empecilhos é responsabilidade dos gestores das universidades.
Tecnologias e práticas inadequadas
As práticas ou dispositivos usados atualmente não são capazes de suprir à solicitação crescente por ensino personalizado. Existe uma grande demanda por tecnologias que possam compreender as necessidades de cada aluno, mas o uso de tais ferramentas nas universidades ainda é incipiente. O desafio dos gestores é utilizar dados relacionados à atividade acadêmica de seus estudantes, visando a maior eficiência das práticas de ensino.
Modelos tradicionais são questionados
O alcance dos MOOCs está obrigando instituições tradicionais de ensino superior a repensarem o seu papel. No entanto, com a popularização de novos modelos de aprendizado, surge a necessidade de se avaliar tais plataformas de maneira crítica, colaborando assim para melhorar a interação e avaliação em grande escala.
Pesquisadores não usam tecnologias
Muitos professores e pesquisadores ainda não usam as tecnologias para aprender, ensinar ou mesmo organizar a sua pesquisa. A maioria dos docentes não está capacitada para utilizar tais tecnologias em sala de aula, nem para aplicá-las em suas pesquisas. Incentivar o uso ferramentas digitais em suas pesquisas é parte fundamental do desenvolvimento das universidades.
Você está pronto para os desafios que a educação enfrentará até 2018? Venha debater estas questões no Ciclo de Debates Desafios da Educação, que irá acontecer no dia 02 de outubro no IBMEC, no Rio de Janeiro. As inscrições estarão abertas em breve; assine nosso feed e fique por dentro das novidades!
[…] Os próximos cinco anos serão desafiadores para os gestores de educação. Pensar novos rumos para os processos de ensino, maneiras inéditas de capacitar os docentes, meios de incentivar o uso de tecnologias em pesquisa e questionar os padrões tradicionais são apenas algumas das questões a serem enfrentadas até 2018. O cenário é fruto da pesquisa Horizon Report 2013, documento anual produzido pela New Media Consortium e Educause Learning Initiative (já comentamos sobre o relatório neste e neste post, lembra?).“Prontidão é tudo”, já dizia o famoso personagem Hamlet, de Shakespeare. Conheça – e prepare-se para enfrentar – os seis principais desafios das Instituições de Ensino Superior nos próximos anos:Capacitação de professoresMuitos docentes ainda não estão capacitados para agir dentro de ambientes digitais. O desafio é conectar esse profissional à realidade dos alunos. Aprender sobre o mundo digital não tem necessariamente relação com a técnica. É preciso compreender a dinâmica desse universo e como utilizá-la na educação. […]
Acredito que o que se deve fazer e dar o pontapé inicial incentivando o uso do blog, de canais de discussão e algumas outras ferramentas, tudo isso sendo incentivado como treinamento. Essas ferramentas devem continuar sendo usadas não só no treinamento, mas, dentro da sala de aula.
Cabe ao gestor acompanhar a utilização para não cair no ostracismo.
Tem uma máxima em Administração que diz que: “Ninguém administra o que não controla e ninguém administra o que não acompanha. Essa utilização deve ser acompanhada e cobrada.