Capacitação DocenteInsights

A importância das palavras de incentivo para a mentalidade acadêmica

0

Você certamente já ouviu por aí que uma imagem vale mais do que mil palavras. Mas quando se trata de educação, ciência centrada no poder da palavra – tanto escrita quanto falada e ouvida –, esse ditado popular não se aplica. Na aprendizagem, palavras de incentivo podem ter um resultado realmente efetivo nos alunos, melhorando inclusive seu desempenho acadêmico. É o que mostram algumas pesquisas do PERTS, sigla para Project for Education Research that Scales, ou, na tradução livre, Projeto de Pesquisa em Educação de Escala.

Segundo alguns dos estudos, se ditas no momento certo, palavras de incentivo podem efetivamente ajudar os estudantes no seu processo de aprendizado. Tal prática tem como objetivo atingir o que os especialistas chamam de mentalidade acadêmica, termo que descreve como os alunos pensam o ensino e sua própria aprendizagem. Segundo o pessoal do Perts, todo mundo tem essa tal de mentalidade acadêmica.

Captura-de-tela-2011-06-16-às-22.56.50
Palavras ditas na hora certa podem influenciar no aprendizado
FONTE: Uzinga

De acordo com uma diretora do projeto, Carissa Romero, os alunos com uma “mentalidade de crescimento” acreditam que podem ficar mais inteligentes, por isso se esforçam e adotam as estratégias corretas de estudo. Já os que possuem uma mentalidade fixa tendem a ver a inteligência como algo imutável. Diferente dos primeiros, cujo objetivo é aprender, os estudantes do segundo grupo querem apenas provar que são inteligentes. Na sala de aula, esses são os alunos mais desafiadores para os professores, uma vez que encaram o esforço como uma prova de falha e por isso tendem a desistir perante a um obstáculo.

Feito em 2013, o estudo focou nesse segundo grupo e procurou descobrir se, expondo uma mentalidade de crescimento aos alunos de percepções fixas, eles teriam um melhor desempenho. Durante dois meses, 250 mil estudantes da Khan Academy receberam, aleatoriamente, três tipos de mensagens de crescimento enquanto frequentavam o site: uma realmente incentivadora, outra tipo padrão e uma terceira com uma argumentação científica de incentivo. Um quarto grupo não recebeu nenhum tipo de mensagem para funcionar como grupo de controle. O tipo de mensagem encaminhada para cada aluno permaneceu a mesma ao longo de dois meses para que os pesquisadores pudessem medir como elas afetaram a proficiência dos alunos.

godspeakMentalidade acadêmica existe e pode ser estimulada por gestores e professores
FONTE: Portal Advento

O resultado foi que as mensagens de mentalidade de crescimento aumentaram o número de conceitos que os alunos dominavam em 3%. Os outros tipos de instruções não tiveram nenhum efeito significativo. Em outro experimento, alunos em situação de risco participaram de uma única intervenção de mentalidade acadêmica online durante 30 minutos e tiveram notas satisfatórias ao longo de todo o semestre, uma taxa de aproveitamento 14% maior do que seus pares no grupo controle.

Esses são só alguns resultados de pesquisas do gênero, mas eles já mostram que a mentalidade acadêmica é um conceito importante para professores e gestores prestarem atenção. E, mais do que isso, que algumas palavras ditas nas horas certas podem ajudar os estudantes a alcançarem os resultados desejados por todos. E você, já aplicou alguns preceitos da mentalidade acadêmica, usando palavras de incentivo com alunos e professores? Conte para gente e assine nossa newsletter para ficar por dentro das últimas novidades.

 

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.