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Cinco tendências educacionais para ficar de olho em 2024

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As instituições educativas enfrentam incertezas, próprias de um contexto exponencial como o atual. Essa instabilidade, no entanto, não deve ser vista como um obstáculo, mas como um catalisador para a inovação. É mandatório reconhecer que o modelo educativo tradicional, embora ainda presente, precisa se adaptar a este novo momento.

Para tal, é necessário desconstruir crenças arraigadas, como a ideia de que o aprendizado depende exclusivamente de uma orientação externa, que aprender é um mal necessário, ou que o aprendizado informal é menos valioso.

Àqueles que ainda acreditam que os impactos na educação serão leves, é hora de repensar. As mudanças globais nas últimas décadas têm reconfigurado significativamente o campo educacional. Esta evolução é evidente na crescente integração de novos recursos e no acesso ampliado à informação e ao conhecimento, que estão transformando a estrutura tradicional dos sistemas educativos.

Em 2024, as tendências educacionais são mais do que meras ondas passageiras, elas representam um salto evolutivo no universo educacional. A educação nesta nova era, transcende os limites tradicionais e se apresenta como necessidade eminente de inovação e criatividade.

Neste sentido, selecionei cinco tendências pedagógicas que prometem transformar a experiência educacional em 2024. Confira!

Tecnologia de inteligência artificial generativa

Ao ingressarmos no ano de 2024, é imperativo reconhecer o impacto transformador da tecnologia de inteligência artificial generativa no panorama educacional. A IA está pronta para desempenhar o papel de um assistente avançado, complementando, em vez de substituir, os seres humanos.

Recursos como ChatGPT, Bard e Midjourney apresentarão soluções para enfrentar desafios relacionados ao processo de aprendizado e superar barreiras linguísticas. E se em 2023, a IA já faz parte de diversas esferas da vida cotidiana, no contexto educacional seu impacto ainda será muito além do entretenimento digital, proporcionando soluções concretas para desafios complexos.

Esta é uma possibilidade que a Plataforma A tem desenvolvido para ser um companheiro do aluno de forma virtual, podendo expandir o aprendizado

A partir de 2024, a capacitação de professores para aplicação de abordagens mais ativas com recursos de IA, tornará um ponto central de atenção. Espera-se um aumento significativo em programas de formação e eventos dedicados à utilização eficiente da IA em ambientes educacionais, destacando a urgência de preparar os educadores para essa nova era.


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Desenvolvimento da mentalidade criativa

Não é novidade que as instituições de educação estão prestes a atravessar uma transformação notável, e nos próximos anos, haverá uma ênfase reforçada no desenvolvimento de competências essenciais para o século 21.

Em um mundo de trabalho que muda rapidamente, habilidades como pensamento crítico, criatividade e colaboração não são apenas valiosas, mas se tornam indispensáveis. Essas competências serão integradas de forma mais profunda nos currículos, refletindo a dinâmica de um mercado de trabalho em constante transformação.

A mentalidade criativa, particularmente, passa de um atributo desejável para um requisito fundamental na educação. Em uma era dominada pela IA, a criatividade é uma habilidade crucial, destacando a importância de ultrapassar o aprendizado tradicional e adotar abordagens inovadoras de pensamento e resolução de problemas.

Para cultivar essa mentalidade, as instituições estão implementando projetos interdisciplinares que unem diversas áreas, como arte e tecnologia, e adotando metodologias de ensino baseadas em design thinking.

Também estão criando espaços como laboratórios de inovação e áreas de coworking para fomentar a experimentação, prototipação e estabelecendo parcerias com a indústrias, empresas e startups. Tudo isso para proporcionar experiências práticas e ligadas com os desafios reais aos estudantes.

Ensino técnico profissional na modalidade EAD

À medida que avançamos em uma era cada vez mais dominada pela automação, o ensino técnico profissional está se reinventando de maneira surpreendente, especialmente na modalidade de educação a distância (EaD).

A revolução tecnológica não está apenas mudando a natureza dos empregos, mas está criando uma demanda por profissionais que possuam um conjunto diversificado de habilidades.

Nesse cenário dinâmico, o Ministério da Educação (MEC) está ampliando de forma significativa a oferta de cursos técnicos profissionais na modalidade EaD. Esta expansão representa uma resposta estratégica às necessidades emergentes do mercado de trabalho, proporcionando flexibilidade e acessibilidade no aprendizado.

A modalidade, com sua natureza flexível está se tornando um veículo poderoso para essa transformação educacional. Ela permite que estudantes de diversas localidades e contextos tenham acesso a um ensino técnico de qualidade, equipando-os com as competências necessárias para prosperar em um ambiente de trabalho altamente tecnológico e automatizado.

Além disso, essa modalidade promove uma aprendizagem autodirigida e personalizada, preparando os alunos não apenas para responder às mudanças do mercado, mas para serem protagonistas na construção de um futuro tecnologicamente avançado.

Em 2024, as tendências educacionais são mais do que meras ondas passageiras, elas representam um salto evolutivo no universo educacional. Crédito: Divulgação/UFRJ.

As tendências educacionais de 2024 são mais do que meras ondas passageiras, elas representam um salto evolutivo no universo educacional. Crédito: Divulgação/UFRJ.

 Aprendizagem imersiva

A aprendizagem imersiva, que está ganhando destaque nos ambientes educacionais, está reformulando significativamente como os estudantes absorvem e interagem com o conhecimento.

Espaços virtuais, como os do metaverso, estão sendo integrados nos campi universitários, proporcionando plataformas onde os alunos podem mergulhar em experiências educacionais sem precedentes como por exemplo da Tecnológico de Monterrey no México. No Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) é um exemplo proeminente dessa tendência.

A USP utiliza a realidade virtual em seus cursos de medicina, como é o caso do exemplo abaixo que mostra na prática um procedimento médico de Ressonância Magnética, possibilitando que os estudantes realizem procedimentos cirúrgicos em um ambiente virtual controlado. Essa abordagem oferece experiências práticas sem os riscos associados a cirurgias reais, melhorando a preparação dos alunos para situações da vida real.

 

Prática ESG

À medida que avançamos para 2024 uma tendência significativa na educação é o crescente foco em “futuros sustentáveis”. Este conceito abrange a integração da educação para sustentabilidade no currículo educacional, enfatizando a importância das práticas ESG (sigla para Ambiental, Social e Governança, em português).

Essa abordagem visa equipar os estudantes com conhecimento e habilidades necessárias para agir de maneira responsável e consciente em um mundo que enfrenta desafios ambientais, sociais e de governança cada vez mais complexos.

A educação para sustentabilidade, dentro deste contexto, não se limita apenas ao entendimento teórico de conceitos sustentáveis, mas também engloba a aplicação prática desses conceitos na vida cotidiana e na tomada de decisões. Os estudantes são incentivados a explorar como as decisões empresariais, políticas e pessoais podem ser influenciadas por considerações ambientais, sociais e de governança, promovendo uma compreensão holística de como esses elementos estão interconectados.

Além disso, a educação climática está se tornando uma parte integral deste movimento. Enfatiza a necessidade de entender as mudanças climáticas, seus impactos e as estratégias para mitigar e se adaptar a esses desafios. Isso inclui explorar soluções inovadoras e sustentáveis para problemas ambientais, bem como promover uma consciência global sobre a urgência de agir em prol do clima.

Em 2024 e nos próximos anos, espera-se que os currículos educacionais reflitam essa mudança para uma abordagem mais integrada e sustentável. A ideia é preparar os estudantes para se tornarem cidadãos conscientes e proativos em um mundo que exige soluções sustentáveis e inovadoras.

Educação em 2024

As tendências e inovações que emergiram e foram exploradas em 2023 iluminam o caminho para um futuro educacional mais flexível e tecnológico. A crescente integração da tecnologia educacional não é apenas uma tendência, mas uma revolução, redefinindo o modo como aprendemos, ensinamos e interagimos com o conhecimento.

Com estas tendências e inovações em mãos, estamos criando um legado de aprendizado que transcende o convencional, um legado que promove não apenas o crescimento intelectual. Mas também a construção de um mundo mais conectado, compreensivo e sustentável.

A educação, agora mais do que nunca, é a força que impulsiona a mudança, alimenta a curiosidade e nutre as mentes que irão moldar o futuro. Que neste novo ano letivo assumamos um compromisso com uma aprendizagem que transcenda a sala de aula, seja presencial ou digital e transforme genuinamente a vidas dos nossos estudantes.

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Thuinie Daros
Thuinie Daros é diretora de planejamento acadêmico na Vitru Educação (Mantenedora da Uniasselvi e Unicesumar. Palestrante e facilitadora de workshops sobre temáticas que capacitam profissionais a aplicar metodologias ativas, promover a criatividade, explorar abordagens híbridas de educação, incluir tecnologias educacionais e incorporar a pedagogia de futuros em suas práticas pedagógicas e dentro do contexto empresarial (formação de líderes). Autoras de diversos livros na área de inovação educacional.

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