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A importância do autoconhecimento na educação

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SÃO PAULO (SP) – Diante de tantos avanços tecnológicos, como será o mercado de trabalho nos próximos anos? A recente edição do relatório The Future of Jobs, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, traz algumas considerações interessantes acerca do assunto. Por exemplo: das 10 habilidades mais valorizadas pelos empregadores, nove são soft kills, as chamadas competências socioemocionais. E, em meio a elas, destaca-se o autoconhecimento.

O autoconhecimento é o saber sobre si mesmo – a capacidade de reconhecer emoções, crenças, preferências e motivações que afetam o próprio bem-estar e o comportamento. Pode parecer algo simples. Afinal, ninguém conhece você melhor do que você mesmo, certo?

Mas que o leitor não se engane: saber realmente sobre si mesmo pode ser mais difícil do que parece. Em especial para os educadores.

Gestores, coordenadores e professores vivem “na correria”, sob rotina estressante e, muitas vezes, mal têm tempo para refletir sobre o quanto uma mudança de atitude pode transformar seu dia a dia. O cenário, contudo, pode mudar – para melhor. É o que afirmaram os participantes do painel “Autoconhecimento é um caminho para desenvolvimento de educadores?”, realizado na última sexta-feira (12) durante a Bett Brasil 2023, maior feira de educação e tecnologia da América Latina.

Com mediação do jornalista Leonardo Pujol, editor do portal Desafios da Educação e sócio da República – Agência de Conteúdo, o debate contou com dois líderes de instituições com foco em soluções de aprendizagem socioemocional: o professor e psiquiatra Celso Lopes de Souza, co-fundador da Semente Educação, e a terapeuta cognitiva Adriana Fóz, diretora da NeuroConecte.

Adriana Fóz, Leonardo Pujol e  Celso Lopes de Souza na Bett Brasil 2023. Créditos: Bett Brasil/divulgação.


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Para ambos os especialistas, a pandemia ajudou a evidenciar a necessidade do autoconhecimento na educação. Tanto que os impactos do isolamento social são sentidos até hoje. “Não foram só os alunos que ficaram dois anos privados de relacionamento interpessoal. Nós [educadores] também fomos afetados e perdemos uma série de capacidades que deveríamos continuar desenvolvendo”, lembrou Souza.

O psiquiatra também ressaltou que, pela primeira vez, há grande dificuldade para prever o mercado de trabalho dos próximos anos.

Ele comparou o momento atual com o da chegada da internet móvel – talvez até de maior transformação, já que a inteligência artificial veio para “virar o jogo”. “Nesse contexto, se conhecer passa a ser superimportante. Falar de autoconhecimento é saber quais são as minhas fortalezas e quais são os pontos que posso e preciso desenvolver.”

Adriana Fóz reconhece que o conceito de autoconhecimento não é novo. Mas que dentro da escola, e até das corporações, surgiu com mais força recentemente. “Até por conta dos novos tempos, que estão exigindo novas habilidades do ser humano”, afirmou.

Adriana Fóz.

Segundo ela, a formação continuada docente é o caminho para desenvolver a capacidade de avaliação dos próprios sentimentos. “Temos muitos programas socioemocionais voltados para os estudantes. Isso é ótimo! Mas, se você for buscar o equivalente para professores, não preenche uma mão. Precisamos de mais iniciativas voltadas para os docentes pensando em fatores de proteção à saúde mental. Sempre com base em evidências científicas”, enfatizou.

‘Treinando’ para o autoconhecimento

Para Adriana Fóz, é preciso mostrar aos educadores que as competências socioemocionais têm tanta relevância quanto qualquer habilidade cognitiva. A diretora da NeuroConecte considera o autoconhecimento um pré-requisito para a educação – e para as várias habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por isso, deve ser praticado constantemente.

“Um atleta de corrida não corre, apenas. Ele faz musculação, treina outros grupos musculares. Se queremos ser bons professores, precisamos ter uma boa saúde mental. O autoconhecimento deve ser um ‘treino’ para nos relacionarmos com o outro.”

Celso Lopes de Souza acrescenta que é um erro acreditar que os docentes já têm habilidades socioemocionais desenvolvidas simplesmente por estarem habituados a lidar com situações adversas em sala de aula. E, pior ainda, pensar que isso é uma obrigação.

Adriana Fóz foi além – e alertou que o desenvolvimento do autoconhecimento como competência na educação não deve ficar restrito ao corpo docente. “E aí eu dou um recado para você, gestor: não adianta exigir do seu professor se você também não faz esse movimento de se reconhecer, de perceber os seus limites. Só assim você vai se conectar com coordenadores, professores e demais atores da sua instituição.”

O resultado é positivo não só para professores e gestores, como também para os alunos. “Várias pesquisas mostram que o bem-estar e o humor do professor têm um grande impacto no aprendizado. Quando o estudante consegue ver essa humanidade nos professores, ele sente mais empatia também”, concluiu Souza, da Semente Educação.

Celso Lopes de Souza.

Ao que Fóz complementou: “O autoconhecimento nos proporciona isso: conhecer a nós mesmos porque temos uma melhor compreensão sobre o outro”.


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Bett Brasil 2023 tem público recorde

Evento recebeu público recorde em 2023.

O debate sobre autoconhecimento na educação foi um dos muitos que preencheram a programação da 28ª edição da Bett Brasil. Ao todo, o maior encontro de educação e tecnologia da América Latina recebeu um público recorde de 35 mil pessoas entre os dias 9 e 12 de maio.

Quem visitou esta edição pôde se conectar às últimas novidades de inovações e soluções para o ensino, com destaque para os recursos de inteligência artificial e práticas para o cuidado da saúde mental de alunos e professores.

Segundo a diretora da Bett Brasil, Cláudia Valério, a edição 2023 do evento traduz o potencial do setor da educação e o seu contínuo crescimento. “Percebemos que o mercado educacional veio em peso, com soluções para as questões que estão sendo debatidas hoje em dia, como ChatGPT e inteligência artificial, e isto está refletido no evento, com inúmeras soluções propostas pelos expositores e nas novidades que eles estão trazendo para todo o ecossistema educacional”, afirmou.

Ela antecipou que em 2024 o evento deve ser ainda maior em função da alta demanda. A 29ª edição da Bett Brasil será realizada no Expo Center Norte, de 23 a 26 de abril de 2024.

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

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