Metodologias de Ensino

O que é aprendizagem ubíqua e como se aplica na sala de aula?

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Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, o real e o virtual coexistem e se complementam, afetando não somente as relações humanas, mas também os processos educativos. É nesse contexto que a aprendizagem ubíqua se torna uma alternativa no ambiente de ensino.

Também conhecida como U-learning, essa abordagem é resultado de um processo em que o acesso aos conhecimentos é realizado por meio de tecnologias. Utilizada principalmente na educação a distância (EaD), ela promove o desenvolvimento pessoal e profissional por meio de um cenário autônomo e de autoaprendizagem, no qual os estudantes permaneçam envolvidos e engajados em todo o processo. Ou seja, não depende necessariamente de um profissional para mediar a aprendizagem.

Esse modelo tem a proposta de tornar o processo de ensino mais flexível, dinâmico, acessível e capaz de se adaptar às necessidades e aos interesses dos alunos. Isso permite que todo o material de ensino seja acessado em qualquer lugar e a qualquer hora, além de auxiliar alunos e professores a realizarem atividades de aprendizagem e darem feedback em tempo real.

A abordagem promove o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes de forma autônoma e tecnológica. Crédito: Universidade de Salfod Visual Hunt.

Aprendizagem ubíqua e tecnologia

A tecnologia possibilita que os estudantes estejam fisicamente em um lugar, mas serem levados para vários outros ao mesmo tempo, ampliando consideravelmente seus repertórios.

Por isso, a aprendizagem ubíqua é uma forte tendência educacional. Ela atende às necessidades de apropriação rápida de conhecimento, é altamente escalável, acessível e ainda respeita as singularidades de tempo e ritmo de aprendizagem.

“Instituições que querem se manter relevantes precisam incorporar aos processos educativos momentos significativos que complementam e ampliam as experiências de aprendizagem por meio de uma abordagem ubíqua”, explica com a diretora de planejamento acadêmico presencial e híbrido na Vitru Educação, Thuine Daros, neste texto ao Desafios da Educação.

Como aplicar a aprendizagem ubíqua

A aprendizagem ubíqua pode ser aplicada de diversas formas nas salas de aula e em diferentes contextos e ambientes.

Algumas possibilidades são:

Plataformas de aprendizagem online

O ensino superior pode usar plataformas de aprendizagem online para oferecer conteúdo educacional e atividades. A principal vantagem delas é permitir que os alunos acessem todo o material de forma assíncrona. Essas plataformas podem incluir fóruns de discussão, chat, videoconferência e outras ferramentas para permitir interação e colaboração entre os alunos e com os professores.

Dispositivos móveis

Os alunos podem usar seus dispositivos móveis, como smartphones e tablets, para acessar conteúdo educacional e realizar atividades de aprendizagem, independentemente de sua localização. Assim, os alunos podem aproveitar o tempo economizando com deslocamentos em outras atividades e até mesmo para se dedicar mais aos estudos.

Realidade virtual e aumentada

A aprendizagem ubíqua pode incluir o uso de tecnologias de realidade virtual e aumentada, que permitem que os alunos vivenciem situações educacionais realistas nos ambientes digitais. Esses recursos ajudam a tornar o processo de aprendizagem mais envolvente e a aumentar a compreensão do conteúdo.

Aprendizagem adaptativa

Plataformas de aprendizagem virtual podem usar técnicas de inteligência artificial para fornecer conteúdo educacional personalizado. E, ainda, atividades de aprendizagem que se adaptem ao perfil e ao desempenho de cada aluno.

Aprendizagem baseado em problemas

Incluir o uso de projetos de aprendizagem baseados em problemas na abordagem ubíqua é uma ótima forma de melhorar o ensino. Dessa forma, os alunos são desafiados a resolver problemas reais e aplicam o conhecimento adquirido em situações práticas.


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Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

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