EdTech

O que os alunos devem fazer com a tecnologia?

0

A tecnologia é cada vez mais importante em sala de aula, fato. Mas ela precisa ser a protagonista? O mundo de possibilidades que emerge com o uso de diferentes dispositivos, programas e aplicativos pode tirar o foco do principal: a aprendizagem. Postar no Facebook, montar apresentações no Prezi ou utilizar outras das 10 ferramentas online que já citamos aqui no Blog torna o ensino mais dinâmico, porém não garante o aprendizado. A tecnologia é uma ferramenta e não o resultado.

cabecaaplicativo
Imagem via: Pinterest

Então, o que os alunos devem fazer com a tecnologia? O blog Edumic listou oito possíveis respostas a essa pergunta, que compartilhamos com vocês:

Ser mais consciente. Os alunos estão cada vez mais informados sobre o que acontece no mundo, portanto, é preciso usar os recursos disponíveis para torná-los cientes de seu papel na sua comunidade, faculdade, cidade e país.

Iniciar diálogos. A tecnologia deve ser usada para facilitar a resolução de dúvidas e o compartilhamento de pontos de vista a partir dos conteúdos desenvolvidos em aula.

Encontrar respostas. A universidade precisa dar subsídios para que os alunos encontrem respostas às dúvidas por meio das tecnologias, sabendo equilibrar a pesquisa e a produção de conhecimento.

Firmar parcerias. Tanto docentes quanto estudantes podem e devem encontrar parceiros dentro e fora da universidade para desenvolver suas ideias, tarefas e projetos. A tecnologia amplia a sala de aula, facilitando a busca dessas parcerias.

Transformar seu modo de pensar. O uso da Internet em sala de aula, por exemplo, abre espaço para a visão de diferentes culturas e diversos pontos de vista do mesmo assunto, ampliando, assim, a consciência dos estudantes.

Fazer a diferença. Usar as ferramentas disponíveis em atitudes práticas que podem ensinar os jovens a mudar a própria realidade.

Agir. Os conhecimentos compartilhados em sala de aula, usando ferramentas tecnológicas, devem levar os alunos transformar a sociedade e o próprio cotidiano.

Impulsionar a mudança. Tudo o que for usado para potencializar o conhecimento pode incentivar a quebra de paradigmas tanto dentro quanto fora da classe.

E você, como acredita que a universidade pode orientar os alunos a utilizar as tecnologias da maneira correta?

Quer trocar ideias sobre o uso da tecnologia na Educação com líderes e gestores das principais Instituições de Ensino Superior do país? Então garanta o seu lugar no Fórum Desafios da Educação, que acontece dia 14 de agosto, na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Acesse este link e inscreva-se; as vagas são limitadas!

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.