O objetivo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é verificar a qualidade dos cursos em instituições de ensino superior (IES) brasileiras – tanto na educação a distância (EAD) como na modalidade presencial. A prova é aplicada anualmente para concluintes dos cursos de graduação.
Os resultados do Enade são importantes para ingressantes e egressos. As notas obtidas pelas IES servem de referência para os ingressantes decidirem em quais universidades realizarão suas matrículas. Para os egressos, o bom desempenho pode impactar no futuro das suas carreiras.
O Enade envolve a aplicação de provas e questionários que medem o rendimento dos alunos de acordo com os conteúdos programáticos dos cursos avaliados. As áreas de ensino selecionadas para participar da prova variam ano a ano, em um esquema de rodízio.
Trata-se, portanto, de um momento importante para a imagem das IES junto ao setor do ensino superior e ao mercado de trabalho. Por isso, elas devem traçar estratégias para preparar seus alunos, em um processo que começa muito antes da prova.
A preparação para o Enade
O Enade 2022 acontecerá no dia 27 de novembro e avaliará 26 cursos de bacharelado e superiores de tecnologia. Neste ano, o exame será aplicado nas áreas de Gestão, o que engloba cursos como Administração e Ciências Contábeis; e na área de Comunicação Social, incluindo, por exemplo, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, além do Direito.
No Grupo Educacional Unis, a preparação para o Enade segue alguns conceitos básicos, porém, eficazes nas duas modalidades (presencial e EAD). O pró-reitor acadêmico da IES mineira, Ricardo Morais Pereira, ressalta a importância de realizar atividades de nivelamento durante o ano com os alunos participantes do exame.
“Costumamos realizar oficinas, workshops, simulados e debates sintetizando os conteúdos aprendidos ao longo do curso. Além de fazermos encontros onde discutimos assuntos gerais, já que boa parte da prova do Enade é dedicada a esses temas”, explica.
A estrutura e o funcionamento da prova também são aspectos trabalhados com os alunos. “Nós orientamos os estudantes quanto ao tempo do exame [que dura em torno de quatro horas], ao número de questões e quais ele deve priorizar”, completa Pereira.
Leia mais: Enade: a importância para a IES dos simulados durante a graduação
Os desafios impostos pela pandemia
Apesar de estar acostumada ao Enade e de possuir resultados positivos no exame, o Grupo Educacional Unis – assim como outras instituições de ensino superior – tem uma preocupação em 2022: os desafios impostos pela pandemia.
Afinal, além das altas taxas de evasão, o isolamento social forçado pela covid-19 resultou, em muitos casos, em um déficit no processo de ensino e aprendizagem.
“Temos diversos cursos com nota quatro e cinco no Enade. Mas estamos um pouco apreensivos com o desempenho nessa edição por termos passado por uma pandemia recentemente”, afirma Pereira.
Para tentar resolver esse impasse e minimizar os impactos da pandemia, Grupo Educacional Unis está realizando atividades pedagógicas para retomar os conteúdos com mais intensidade. Principalmente, naquelas disciplinas que ficaram mais prejudicadas durante o período de isolamento social.
Leia mais: Como melhorar o desempenho dos cursos de Medicina no Enade
Nota do Enade fica no currículo
O desempenho no Enade é muito significativo para a IES. Contudo, motivar os concluintes a levar o exame a sério sempre representou uma dificuldade.
Nesse sentido, os alunos precisam saber que eles também podem se beneficiar dos resultados – apesar da nota ser atribuída à instituição de ensino. Isso porque o mercado de trabalho valoriza profissionais oriundos de IES bem avaliadas.
Portanto, além do preparo para prova, a conscientização dos alunos deve ser levada em conta. Segundo o pró-reitor do Grupo Educacional Unis, o engajamento dos estudantes é um passo fundamental para obter uma boa nota no Enade.
“Fizemos diversas campanhas para sensibilizar os alunos em relação ao Enade, destacando que o diploma deles será expedido pela nossa instituição. Então, o resultado será refletido em suas carreiras”, afirma Pereira.
Comments