Não é só no futebol que a Bélgica vem superando grandes potências. O país também se destaca no quesito inovação educacional.
A Universidade Católica da cidade de Leven (KU Leven) aparece no primeiro lugar do ranking das 100 universidades mais inovadoras da Europa. Um desempenho que não chega a ser uma surpresa, afinal esse é o terceiro ano consecutivo que a KU figura no topo de uma lista organizada pela agência de notícias Reuters. A pesquisa classifica as universidades europeias com base em critérios como estímulo à ciência, invenções tecnológicas e impulso a novos mercados e indústrias.
Leia mais: Universidades brasileiras perdem mais posições em ranking internacional
Apesar da liderança belga, as primeiras posições da lista são dominadas por universidades do Reino Unido e da Alemanha. O Colégio Imperial de Londres e a Universidade de Cambridge, ambos na Inglaterra, ficaram com a segunda e a terceira colocações, respectivamente. Já a Universidade de Manchester, outra instituição britânica, surge na 7ª posição. Além disso, outras 21 universidades do Reino Unido integram a lista.
A Alemanha tem ainda mais participações: são 23 no total. Os destaques são a Universidade de Erlangen-Nuremberga em 5º lugar, a Universidade Técnica de Munique, em 6º e Universidade de Munique Ludwig-Maximilians, em 8º. A Suíça, por sua vez, possui duas instituições entre as dez mais inovadoras da Europa:Escola Politécnica Federal de Lausana, de Lausanne (4°) eInstituto Federal de Tecnologia de Zurique (10°). Já a Dinamarca emplacou a Universidade Técnica da Dinamarca na 9ª colocação.
Uma das características do levantamento desse ano é o bom desempenho dos países menores. A Bélgica, por exemplo, com apenas 11 milhões de habitantes registra sete universidades no Top 100. A Rússia, país mais populoso da Europa, com 114 milhões de pessoas, não tem uma única instituição no ranking.
Leia mais: Países precisam aperfeiçoar ensino por competências, diz estudo
A Reuters elaborou o ranking com base em dados colhidos pela consultoria Clarivate Analytics, que identificou aproximadamente 180 organizações acadêmicas e governamentais europeias com maior número de artigos em revistas científicas e mais patentes registradas.
A seguir, confira a lista completa (em inglês).
Comments