A conveniência e a flexibilidade do ambiente de aprendizagem online permitem que os alunos desenvolvam novas habilidades e prossigam aprimorando seus conhecimentos, independentemente do lugar onde vivam. É possível, ainda, aprimorar essa experiência, transformando a sala de aula virtual em um ambiente com interação entre professor e aluno e entre os próprios estudantes.
Aqui estão três dicas práticas para aumentar a conexão humana nos seus cursos de educação a distância. Quer aprimorar o seu conhecimento sobre a sala de aula virtual? Veja 4 formas de motivar os alunos nos cursos de educação a distância.
1) Incluir momentos de interação em tempo real
Quando cursos online são completamente assíncronos, ou seja, acontecem sem momentos de interação em tempo real, o contato entre o professor e alunos é limitado. Diferentemente da aula presencial, na sala de aula virtual não ocorrem conversas em tempo real durante uma palestra em vídeo, a disponibilização de conteúdos ou em uma discussão no fórum. A ausência de contato pode atrasar o tempo de resposta e termina com o questionamento de impulso, além de uma comunicação estritamente escrita abrir espaços para mal-entendidos.
Incluir oportunidades de interação em tempo real no curso de educação a distância pode ajudar a mudar isso e desenvolver um senso de comunidade em um curso. Podem ser momentos de conversas improvisadas no fórum de discussões, fora do ambiente de sala de aula; podem virar a oportunidade de esclarecer ideias ou de desencadear novos insights. As interações podem acontecer por meio de discussões em classe, trabalhos dividindo a turma em grupos ou webconferência, estipulando-se horários para atendimento pessoal ou coletivo.
2) Ser criativo nos fóruns de discussão
Eles usualmente são o local onde a comunicação normalmente acontece nos cursos de educação a distância, mas existem maneiras de aperfeiçoar seu uso, gerando mais interação e participação mais ampla e profunda.
Em uma sala de aula tradicional, é comum que apenas uma pequena parte dos alunos participem das discussões. Já no ambiente online, é possível estruturar suas discussões para que todos contribuam, dando tempo para que os estudantes considerem o que os querem dizer antes de responder. O tamanho da classe ajuda a determinar essa organização.
Em uma sala grande, com 100 alunos, por exemplo, é possível dividir os estudantes em grupos menores, de mais ou menos 20 pessoas. Assim, eles também ficam mais próximos para conhecer melhor os colegas. Para possibilitar ainda mais interação, pode-se criar grupos de trabalho ainda menores, com 5 ou 7 pessoas, e ir girando os grupos para expandir as interações.
Uma técnica que promove um diálogo mais rico é a criação de tópicos de discussão abertos, como solicitar que os estudantes deem exemplos sobre o tema ou pedir para que eles interpretem um conceito a partir de diferentes perspectivas.
Saiba como utilizar os fóruns de discussão online como ferramentas de avaliação no EAD.
3) Ter um bom plano em torno da solução AVA
Quanto maior o conhecimento de professores e tutores em relação ao potencial do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), melhor proveito se poderá tirar da sala de aula virtual a partir de uma perspectiva pedagógica. Quando a instituição cria um curso de educação a distância, deve considerar de que forma a interação irá apoiar as metas de aprendizagem de seus alunos. Ao melhorar as oportunidade de interação na sala de aula online, a universidade cria uma experiência de aprendizagem em outro nível – mais elevado – para seus estudantes.
Artigo traduzido e adaptado de Amy Peterson, publicado em Faculty Focus.
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