Joshua Kim
Eu trabalho diretamente com o ensino on-line, mas o que realmente me preocupa é este tipo de aprendizagem residencial.
A razão pela qual eu me concentro em programas de cursos on-line é que, na minha experiência, este tipo de ensino é um catalisador que melhora – e muito – a experiência adquirida na universidade, não se restringindo apenas ao campus.
Veja aqui 5 benefícios do ensino on-line residencial:
1. A chance de repensar o que se terá na aula presencial
O tempo da aula residencial é precioso. Cada minuto que um educador gasta com um aluno deve idealmente ter um grande impacto na aprendizagem. Se focando nos benefícios do ensino on-line, repensamos alguns tipos de aprendizagem a serem compartilhadas no espaço físico.
2. Oportunidade para introduzir a Teoria da Aprendizagem e Investigação Pedagógica:
Antes do crescimento de programas on-line tradicionais e abertos, quantas discussões de teoria da aprendizagem e investigação pedagógica estavam acontecendo em seu campus? A criação e a execução de aulas on-line eficazes requerem uma atenção cuidadosa e práticas pedagógicas baseadas em pesquisas. Os mesmos referenciais teóricos sobre a aprendizagem dos alunos e as mesmas técnicas de ensino são utilizados na sala de aula on-line e física. Trabalhar com um “designer instrucional”, que crie uma aula on-line, é um treinamento maravilhoso para todas as modalidades de ensino.
3. Trabalho em equipe
O ensino residencial é geralmente uma atividade solitária. O professor cria, ensina e avalia o curso, embora a aprendizagem on-line, muitas vezes, envolva uma equipe. As faculdades trabalham com designers instrucionais, bibliotecários, educadores de mídia e peritos em avaliação para desenvolver o curso. Esta abordagem em equipe é particularmente comum em programas abertos de aprendizagem online. Não seria ótimo se esses mesmos recursos e equipes estivessem disponíveis para cursos residenciais?
4. Transição mais fácil para Blended Learning (aprendizagem híbrida):
Cursos somente on-line ou residenciais, ocupam lados diferentes no ensino e, no meio, está o blended learning, a aprendizagem híbrida. A maioria dos cursos de nível superior estão se movendo para o blended learning, com pelo menos uma parte do conteúdo do curso e materiais disponibilizados através do sistema LMS. Ensinar um curso on-line pode ser bastante interessante, já que pode otimizar o tempo em sala de aula. Quanto conteúdo pode ser ensinado online? Discussões podem ser feitas em rede? É possível aumentar a produtividade em sala de aula através da redução do número de horas, dando espaço para mais turmas?
5. Cursos on-line ajudam a tornar visíveis as estratégias de ensino para educadores e alunos
A aprendizagem on-line pode melhorar o rendimento não apenas pelo conteúdo estar disponível parra todos, mas porque o ensino torna-se visível para os envolvidos no curso: os educadores e os alunos. O processo de criação de um curso on-line estimula o instrutor a montar os objetivos de aprendizagem para o curso e da semana, e tudo de forma bastante clara. As avaliações também devem seguir os objetivos e o conteúdo do curso se apoia nos objetivos de aprendizagem.
Um curso on-line necessita de tudo muito bem explicitado e ao fazer isso, os educadores podem obter um melhor conhecimento sobre onde podem e devem melhorar. Será interessante perceber como o on-line estimula mais os educadores a pensarem sobre suas estratégias de ensino residenciais.
Programas on-line que não têm uma ligação estreita com o núcleo do campus atividades de ensino residenciais estão abandonando oportunidades para melhorar a aprendizagem do aluno. Pode ser mais simples administrativamente, politicamente e culturalmente separar o on-line de programas residenciais, mas o que se ganha com esta decisão, se perde em estratégia.
E na sua escola? Como são divisões entre o ensino on-line e o residencial?
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