Josiane Tonelotto, da Universidade Anhembi Morumbi, falou sobre os “Desafios do Docente na Educação Superior no século XXI: a sala de aula” no Fórum de Lideranças: Desafios da Educação, que aconteceu em agosto em São Paulo.
Segundo ela, a educação no Brasil, apesar de ser considerada prioridade, passa por séria crise em todos os níveis:
“No Ensino Superior, no que se refere aos estudantes, temos problemas com acesso, permanência e conclusão de cursos. Com relação aos docentes, temos problemas como titulação e formação”.
E como temos formado nossos docentes no ensino superior? De acordo com dados do Geocapes (CAPES), em 2013 o Brasil formou 60.354 mestres e doutores (15.287 doutores e 45.067 mestres).
“Em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil, a formação dos pós-graduandos enfatiza o treinamento na pesquisa em detrimento do treinamento para a docência”, conta Josiane.
A doutora da Universidade Anhembi Morumbi ainda destacou os perfis dos estudantes e dos docentes atuais:
Quem é o estudante hoje?
– Domina a tecnologia
– Tem muita informação
– Vive com o mundo virtual desenvolvido
– Se comunica via email, sms e whatsapp
– É focado em atualização
– Questiona carreiras e estudos formais
– Têm pouca profundidade
– Têm baixo relacionamento interpessoal
– É movido pelos desafios
“Os nativos digitais ganharam em igualdade, mas perderam em maturidade. São críticos, exigentes, imediatistas e autodidatas”, fala Josiane.
E os docentes de hoje em dia?
– Devem aprender a utilizar a tecnologia
– Selecionam informações
– Tem o mundo virtual pouco desenvolvido
– Valorizam a comunicação pessoal
– Esforçam-se para se manterem atualizados
– Acreditam na carreira e em estudos formais
– Trabalham com maior profundidade
– Investem no relacionamento interpessoal
– São movidos pela liderança
Josiane também destacou que é preciso escolher a metodologia adequada, colocando o foco na aprendizagem e no estudante – atendendo ao nativo digital – e cujo mediador seja o docente com todos os recursos que puder utilizar. Como?
– Desenvolver e disseminar conhecimento;
– Preparar pessoas para trabalharem numa sociedade baseada no conhecimento;
– Não devem focar apenas as informações a serem adquiridas;
– Devem basear-se no questionamento e exploração de ideias e de pontos de vista diversos;
– Devem desenvolver o pensamento crítico e original;
E provocou:
“Como ensinar nativos digitais com metodologia tradicional? As metodologias tradicionais estão ficando obsoletas em um mundo que encoraja as pessoas a pensarem crítica e criativamente”.
Ao final, mostrou recursos de tecnologia educacional para serem usados na educação superior, e falou:
“Edudemic, Teachonline e Educators Tecnology são sites que podem inspirar os professores para aprenderem a fazer diferente. Ele não é preparado para usar determinadas tecnologias e a rejeição ao EAD acontece porque queremos dar o mesmo ensino presencial para o on-line. E isso tem que ser adaptado”.
Confiram a palestra completa no link.
[…] Josiane Tonelotto, da Universidade Anhembi Morumbi, falou sobre os “Desafios do Docente na Educação Superior no século XXI: a sala de aula” no Fórum de Lideranças: Desafios da Educação, que aconteceu em agosto em São Paulo.Segundo ela, a educação no Brasil, apesar de ser considerada prioridade, passa por séria crise em todos os níveis:“No Ensino Superior, no que se refere aos estudantes, temos problemas com acesso, permanência e conclusão de cursos. Com relação aos docentes, temos problemas como titulação e formação”.E como temos formado nossos docentes no ensino superior? De acordo com dados do Geocapes (CAPES), em 2013 o Brasil formou 60.354 mestres e doutores (15.287 doutores e 45.067 mestres).“Em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil, a formação dos pós-graduandos enfatiza o treinamento na pesquisa em detrimento do treinamento para a docência”, conta Josiane. […]
[…] no tocante às formas de ser/estar no mundo atual. Muitos autores discutem esta questão e, Tonelotto (2015), resume estas distinções: quem é o estudante hoje? É aquele que usa tecnologia com […]
[…] Josiane Tonelotto, da Universidade Anhembi Morumbi, falou sobre os “Desafios do Docente na Educação Superior no século XXI: a sala de aula” no Fórum de Lideranças: Desafios da Educação, que aconteceu em agosto em São Paulo. Segundo ela, a educação no Brasil, apesar de ser considerada prioridade, passa por séria crise em todos os níveis: “No Ensino Superior, no que se refere aos estudantes, temos problemas com acesso, permanência e conclusão de cursos. Com relação aos docentes, temos problemas como titulação e formação”. E como temos formado nossos docentes no ensino superior? De acordo com dados do Geocapes (CAPES), em 2013 o Brasil formou 60.354 mestres e doutores (15.287 doutores e 45.067 mestres). “Em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil, a formação dos pós-graduandos enfatiza o treinamento na pesquisa em detrimento do treinamento para a docência”, conta Josiane. […]