Metodologias de Ensino

Três técnicas efetivas para brainstorming e ideias

0

133095633_2a1e050529_o

Uma das habilidades mais importantes para ter sucesso na escola e no local de trabalho está aliado a ideias novas e criativas. As melhores ideias são as que resolvem problemas ou tornam a vida mais fácil. Mesmo que as ações práticas sejam extremamente importantes, sem boas ideias a execução perde um pouco de sentido.

Enquanto muitas pessoas pensam que boas ideias surgem de forma misteriosa, é sabido que uma ideia pode, sim, surgir de forma consciente através de técnicas e contextos que, quando dão certo, podem ser repetidos inúmeras vezes para estimularem o processo criativo e de ideias.

Este artigo explora três das melhores técnicas de brainstorming que os profissionais de marketing, designers e inventores usam para chegar a novas ideias – técnicas que podem ser facilmente adaptadas para uso em sala de aula. Lembre-se: o objetivo do brainstorming é construir o máximo de ideia possível. Quanto mais ideias, maiores as chances para realizar e construir algo novo.

1. Post-it

IDEO, empresa internacional de projeto e consultoria fundada em Palo Alto, Califórnia, é conhecida por suas ideias fora da caixa e abordagens criativas para perguntas. Uma de suas técnicas de brainstorming, são os post-its. Tal como acontece com todas as técnicas de brainstorming, a ideia é criar um ambiente no qual não há julgamento. Isto significa que quando há uma nova ideia, os participantes não estão autorizados a desacreditar ou recusar. Com o Post-It, o objetivo é criar o máximo de ideias possíveis em um curto espaço de tempo. Quanto mais louca a ideia, melhor.

Passo 1: Reunir todos os alunos em um círculo.

Passo 2: Disponibilizar para cada aluno um marcador permanente e uma pilha de post-it.

Etapa 3: Explique o objetivo do brainstorming: ”Criem ideias sobre/para _________”.

Passo 4: Incentivar os alunos a desenhar as suas ideias ao invés de escrevê-las.

Etapa 5: Iniciar o temporizador. As sessões são geralmente realizadas em intervalos de 10-15 minutos.

504x283xbrainstorming-620x348.jpg.pagespeed.ic.3qh3n4Gtc7

Quando um aluno surge com uma ideia, o seu mural de post-it aumenta e esse mesmo aluno precisa explicar rapidamente para a classe a sua ideia. Neste momento, todos os estudantes devem parar de desenhar e prestar atenção na nova ideia. Uma vez que a ideia é apresentada, todo mundo volta para desenhar as suas. Esta técnica de brainstorming em ritmo acelerado vai render muitas ideias malucas, e esse é o propósito.  O trabalho do professor é incentivar os alunos a construir as ideias e transformá-las em realidade.

2- Faça o oposto

Esta é uma técnica de brainstorming muito contraditória que muitas vezes pode gerar novas ideias criativas. Existem duas maneiras de usá-lo. Primeiro, pode-se reverter todo o problema. Ou o segundo, pode-se reverter um aspecto e fazer o oposto do que todo mundo está fazendo.

Para utilizar a primeira técnica:

Passo 1: Escreva o problema ou desafio que você deseja resolver.

Passo 2: Reverta o problema.

Passo 3: Brainstorm de ideias de como causar o problema.

Passo 4: Use estas causas como um ponto de discussão de novas ideias.

Exemplo:

  • Problema: Como podemos, de maneira mais fácil, acordar de manhã?
  • Problema inverso: Como podemos, de maneira mais difícil, acordar de manhã?

Para usar a segunda técnica:

Passo 1: Declare o detalhe que será debatido.

Passo 2: Relacione o que os outros estão fazendo.

Passo 3: Brainstorm: Pense em maneiras de fazer completamente o oposto.

Exemplo:

  • Detalhe: A maneira de desligar um despertador.
  • Outros: Despertadores geralmente exigem que o usuário aperte um botão para desligar o som.
  • Brainstorm: Criar um despertador que exige que o usuário puxe uma alça. Isso força o usuário a usar as duas mãos, aumentando assim as chances de manter seu estado de vigília.

Utilizando ambos os métodos é possível ajudar seus alunos a explorar novas ideias criativas, inovadoras e inesperadas, além de desafiar suas suposições sobre a maneira como o mundo funciona – o que é fundamental no desenvolvimento de inovações.

3- Mindmapping (mapa mental)

Esta é uma das minhas técnicas favoritas para o brainstorming devido à sua simplicidade, facilidade de uso, e a rapidez com que os usuários podem ter ideias fora da caixa. Os alunos serão capazes de pensar ideias surpreendentes em um ritmo rápido. O conceito de mindmapping é não pensar muito, mas sim encontrar saída para todas as ideias possíveis dentro de um curto espaço de tempo.

Para usar essa técnica:

Passo 1: Descreva o problema usando de uma a três palavras e circule.

Passo 2: Pense em palavras que estão relacionados com a palavra original ou ideia. Escreva todas estas palavras e circule. Desenhe uma linha que as conecta ao centro.

Passo 3: Uma vez que todas as ideias estão esgotadas para a primeira camada, ir ao redor e fazer o mesmo para as palavras relacionadas. Faça isso até que o papel esteja cheio ou até quando surgir uma boa ideia.

Use o mapa mental para inspirar e estimular novas ideias que de outra forma seriam difíceis de aparecer. Esta é uma grande ferramenta tanto para o processo de ideias/ações, quando para o raciocínio através de conceitos confusos. Ensine esta ideia simples para seus alunos, eles verão sua clareza de pensamento e reflexão melhorar significativamente.

513x288xbubble-chart2-620x348.jpg.pagespeed.ic.xV4Xn0x-Rj

Conclusão

Brainstorming é uma habilidade que é útil para todos os aspectos da vida, seja no âmbito profissional ou vida escolar.A grande sacada é que não é uma questão de criatividade enraizada, mas sim da utilização de técnicas específicas que podem ser utilizadas para reproduzir ideias que são criativas. As três técnicas acima devem ajudar seus alunos a produzir muitas boas ideias tanto para tarefas específicas e nas maneiras que processam o mundo ao seu redor.

Fonte: Edudemic

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.