Metodologias de Ensino

A tecnologia como ferramenta para a apropriação do aprendizado

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A autonomia é uma excelente habilidade a ser trabalhada na área da educação e, no que diz respeito ao uso da tecnologia, essa competência pode ser ainda melhor explorada. As novas possibilidades advindas do uso de dispositivos móveis, da funcionalidade da internet e da produção de vídeos, por exemplo, são ótimas oportunidades para que os professores permitam aos alunos se apropriar de seu processo de aprendizado. O site Edudemic trouxe um caso de sucesso de uma professora que utilizou a confecção de e-books como ferramenta para o empoderamento de seus estudantes, e essa história pode muito bem ser relacionada com a realidade da educação a distância.

Uma das possibilidades da educação aliada à tecnologia é a apropriação de seu processo de aprendizado por parte do aluno.  FONTE: Students 4 best evidence

Uma das possibilidades da educação aliada à tecnologia é a apropriação de seu processo de aprendizado por parte do aluno.
FONTE: Students 4 best evidence

O aluno é dono de seu aprendizado…

A experiência com os e-books surgiu de uma necessidade, por parte da educadora Courtney Pepe, de realizar uma modificação em seu ambiente de ensino. Um aplicativo para a criação de e-books foi o motor dessa transformação. Na proposta, os alunos precisariam escrever livros capazes de explicar determinados assuntos em linguagem infantil, o que exigiu bastante de seu poder de abstração. Por fim, o próprio ato de ensinar um conteúdo, por meio de um texto, para outra pessoa já demanda um entendimento muito profundo da disciplina em questão. Ao criarem seus livros, portanto, os estudantes tornaram-se agentes da própria educação. Essa é uma dentre outras formas de se aumentar a autonomia do estudante, que pode passar pela produção do conteúdo, realizada por meio de revisão da matéria, preparação de apresentações ou produção de vídeos.

… e também do produto de seu aprendizado

Na sala de aula de Courtney Pepe, os alunos encontraram na edição e na publicação de e-books uma forma prazerosa de se educar. A relação criada com o produto de seu empenho tem um papel importante nesse fato. Gestores e professores devem estimular a produção de conteúdo por parte de seus alunos, pois esse é um desafio cujos resultados se concretizam diante do estudante. Existem diversos sites para a criação de e-books e essa é uma ótima ideia para estudantes de curso superior. Afinal, produção textual e publicação são atividades muito íntimas da academia.

Incentivar os alunos a produzirem livros infantis com o conteúdo de sua disciplina foi a forma encontrada por uma professora norte-americana para empoderar seus alunos.  FONTE: Pocketnow

Incentivar os alunos a produzirem livros infantis com o conteúdo de sua disciplina foi a forma encontrada por uma professora norte-americana para empoderar seus alunos.
FONTE: Pocketnow

Expandindo horizontes

Faz parte do relato apresentado ao site a forma como os alunos permaneceram acompanhando as reverberações de seu trabalho após a finalização. A partir do projeto, surgiram outros: os alunos passaram a se comunicar por meio de chat com as turmas de anos iniciais que fizeram download de seus livros infantis, além de trabalharem com as estatísticas do alcance de seus produtos. Esse tipo de atividade pode ser comparada aos projetos de extensão das graduações superiores. Incentivar o estudante a não apenas produzir conteúdo, mas participar ativamente de sua difusão, é uma forma de empoderar o aluno e também de inseri-lo no mercado em que irá atuar. E em grande estilo.

No Fórum de Lideranças – Desafios da Educação, que aconteceu no dia 6 de agosto, em São Paulo, Ryon Braga falou sobre a utilização de metodologias ativas de aprendizagem, nas quais o estudante é protagonista da produção de seu próprio conhecimento. Em sua palestra, o diretor-presidente da UniAmérica discorreu sobre como o ensino pode ocorrer em situações reais e não apenas por meio de demonstrações teóricas. Em sua prática, tendo como base o case da UniAmérica, Ryon utiliza a metodologia de projetos, no qual os alunos desenvolvem projetos em equipes, aprendendo o conteúdo de forma transversal, assim como ocorreu na experiência descrita com e-books. De acordo com ele, o mundo da educação passará por mudanças radicais, que impactarão o modo de agir de professores e estudantes. E nós queremos muito ver essas transformações.

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Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

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