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Seja um líder: os melhores recursos para administradores de instituições de ensino

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Líder escolar

O papel que os professores desempenham no sistema educacional é significativo e vital, mas se os professores são o coração da operação, os administradores são os ossos. Você apoia os professores, estimula as relações com os alunos e  sua comunidade, e se esforça para criar um ambiente de ensino que é benéfico para todos. Como você eleva seu papel ao próximo nível e torna-se um administrador ainda mais eficaz? Os seguintes recursos podem ser exatamente o que você precisa.

Construir relacionamentos: Você trabalha a fim de manter um equilíbrio na instituição; monitora o orçamento, ajuda os professores a obter as ferramentas e suporte que eles precisam, e se conecta com os pais quando surgem problemas. Como você pode ter um forte relacionamento em todos os aspectos da sua vida profissional? Aqui estão alguns fatores que você pode recorrer: 

  • Você é bom em seu trabalho e sabe os seus prós e contras, mas às vezes uma questão aparece e você não consegue resolvê-la, não porque você não sabe a solução, mas porque você não sabe como dar essa resposta. Tente refletir sobre como você responderia a cada uma das perguntas: Quais são as maneiras que você se conecta com a comunidade da sua instituição de ensino? Quais são as áreas de ensino e aprendizagem que você pode liderar? Como são as suas expectativas sobre ensino e aprendizagem e como você comunica essa visão? Como você constrói lideranças? Quais serão suas “impressões digitais” neste ambiente depois de sair?
  • Às vezes as diferenças entre as gerações podem ser um obstáculo difícil quando você está tentando fazer seus alunos se focarem na educação. Um artigo do “San Francisco Bay Guardian” conta a história de Joe Truss, o diretor assistente da Academia de Artes e Ciências, que cria rap vídeos de música para abrir diálogos com os alunos. O que acha da ideia?
  • Um artigo da Faculdade Marygrove informa que o envio de memorandos positivos da faculdade a cada semana contribui para um ambiente escolar melhor. Os memorandos podem fazer você e seus professores se organizarem, economizar tempo durante as reuniões do corpo docente, permitir que você compartilhe as suas próprias experiências, plantar as sementes de boas ideias, e reconhecer as realizações dos professores.

Afie suas habilidades de liderança: É uma coisa para construir relacionamentos saudáveis; outra coisa é se transformar em um líder eficaz. Se você trabalhou como administrador por anos ou você é novo no trabalho, os seguintes recursos podem ajudá-lo a aprimorar a forma como você conduz. 

  • Os melhores administradores são líderes visionários e participam ativamente da comunidade, além de ter inteligência emocional.
  • Como você encoraja outros a terem mais empatia e assumirem  as responsabilidades de um um diretor ou outro tipo de administrador de escola? Muitos professores têm uma visão negativa do trabalho do diretor. Alterar uma percepção tão errônea pode inspirar os melhores professores para avançar para um nível superior de liderança.
  • Professores e equipe escolar podem não ser tecnicamente da sua equipe de trabalho, mas você pode usar os mesmos princípios que os empresários usam com os colaboradores para construir bons relacionamentos. Por exemplo: não seja arrogante; use roupas casuais, do mesmo estilo que seus funcionários; responda os e-mails que eles mandarem; apoie seus funcionários de todas as formas possíveis; passe instruções claras e faça os funcionários saberem quais suas funções.
  • Bons líderes fazem mais do que lhes é delegado. Eles também ouvem.

Informações gerais para administradores: Liderança e construção de relacionamento são importantes, mas obter dicas específicas e concretas para melhorar suas habilidades de trabalho também é. Estes recursos buscam aprofundar temas tais como construir um ambiente escolar seguro e como abordar a questão da disciplina.

  • Enquanto um orçamento grande e um currículo inovador contribuem para o sucesso de uma escola, os elementos mais importantes são as pessoas, tanto professores quanto diretores são vitais.
  • Recém começando sua carreira como administrador? George Couros, um líder de pensamento em educação, oferece quatro dicas para ajudá-lo a ser um diretor forte, bem sucedido desde o início: construa relacionamentos fortes primeiramente; encontre o valor de cada membro da sua equipe; forneça instruções de liderança; não se foque tanto em mudanças, mas sim em crescimento.

Fonte: Edudemic

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

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