A educação é um campo dinâmico desde sempre, ou melhor, por essência. Entretanto, nas últimas décadas, seu ritmo foi acelerado graças ao empurrãozinho dado pela tecnologia. Com isso, surgem também novas ideias e referenciais teóricos para capturar esse novo momento do ensino e da aprendizagem. O site Educators Technology reuniu quatro conceitos que estão moldando a educação no século 21.
1) Andragogia
A Andragogia é uma estratégia de ensino desenvolvido para alunos adultos praticada há bastante tempo, mas que ganhou força com o trabalho do educador Malcom Knowles no início do século. O termo remete a um conceito de educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças. Essa prática se baseia em cinco premissas relativas as características dos alunos adultos.
Autoconceito: é a forma como os alunos maduros se reconhecem e se autoavaliam. adultos são responsáveis por suas decisões e por sua vida, portanto querem ser vistos e tratados pelos outros como capazes de se autodirigir.
Experiência: conforme um adulto amadurece, ele acumula um reservatório crescente de experiências que se tornam um recurso importante para a aprendizagem.
Prontidão para aprender: o adulto fica disposto a aprender quando a ocasião exige algum tipo de aprendizagem relacionada a situações reais de seu dia-a-dia.
Orientação para a aprendizagem: o adulto aprende melhor quando os conceitos apresentados estão contextualizados para alguma aplicação e utilidade.
Motivação para aprender: adultos são mais motivados a aprender por valores internos e intrínsecos como autoestima, qualidade de vida e desenvolvimento.
Em sala de aula, alunos adultos precisam ser encarados como tal
FONTE: Revista Escola
2) Heutagogia
Heutagogia é o estudo da auto-aprendizagem e da apredizagem autodeterminada. Enquanto alguns pensam que a Heutagogia é uma metodologia separada da Andragogia, outros estudiosos a veem como uma extensão da Andragogia. Em termos gerais, a Heutagogia é sobre ensinar alunos como aprender. De certo modo, a heutagogia olha para o futuro, no qual saber aprender será uma habilidade fundamental, dado o ritmo de inovação e a mudança na estrutura das comunidades e no locais de trabalho.
3) Peeragogy ou Paragogia
A Peeragogy (em inglês), ou Paragogia, em tradução livre para o português, é uma coleção das melhores práticas de ensino entre pares. Ou seja, a Peeragogy é um conjunto de técnicas de aprendizagem e de trabalho colaborativos. Os seres humanos sempre aprenderam com o outro. Até o advento da internet e o acesso generalizado aos meios digitais, as escolas mantiveram um monopólio sobre o ensino. Agora, com o acesso a recursos educacionais abertos e plataformas de comunicação gratuitas ou de baixo custo, grupos de pessoas podem aprender juntos fora ou dentro de instituições formais. E tudo isso mudou o significado de “aprendizagem entre pares.”
Peeragogy – Welcome from Anna Keune on Vimeo.
4) Cybergogia
Um dos elementos centrais da cybergogia é a intenção de combinar fundamentos da pedagogia e da andragogia para chegar a uma nova abordagem para a aprendizagem. A Cybergogia se concentra em ajudar jovens e adultos a aprender, facilitando e possibilitando tecnologicamente o aprendizado autônomo e colaborativo centrado no aluno em um ambiente virtual. Para a cybergogia, as estratégias utilizadas no aprendizado cara a cara não devem ser as mesmas utilizadas no ensino a distância.
E você, conhece outros conceitos novos que nos ajudam a entender esse novo momento da tecnologia na educação? Compartilhe conosco e assine nossa newsletter para se manter atualizado.
Amei os conceitos de Andragogia e Heutalogia.
Todos os métodos desenvolvidos para influenciar o aprendizado verdadeiro levando em consideração as peculiaridades de cada indivíduo são bem vindas.
Não acredito em um método certo ou errado de aprendizado, mas sim que algumas pessoas se adequam melhor a outros.
Muita gente desiste de aprender algo ou de estudar por não ter se adaptado a um tipo de estudo considerado o padrão ou como regra.
Particularmente estou amando esses novos conceitos e busca continua de alternativas 🙂
O importante é aprender e reforçar que é possível, mesmo que tenha falhado em algum método tradicional anterior.