AvaliaçãoMERCADO

Relatório global aponta que 30% dos jovens terão diploma em 2030

0

O mundo provavelmente terá 30% de sua população com idade entre 25 e 34 anos diplomada até 2030. O prognóstico é da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a partir de uma instância interna responsável pela construção de parâmetros educacionais comparáveis internacionalmente.

Parte do avanço – hoje, a proporção é de 22% – decorrerá do investimento no setor. Apesar da tendência de redução populacional na maioria dos países pesquisados pela OCDE, quase todas as nações aumentarão a oferta de graduações. Uma atenção especial deve ser dada às áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática – as áreas STEM, sigla em inglês para Science, Technology, Engineering e Mathematics –, mais requisitadas pelo mercado de trabalho.

“Tem havido um aumento na demanda por mão de obra qualificada, em parte impulsionada por mudanças tecnológicas, e os governos têm promovido acesso ao ensino superior por meio de diversas políticas de apoio financeiro”, aponta o relatório da OCDE.

Leia mais: O futuro do ensino superior: a era da Educação 4.0

Até 2015, ano dos indicadores considerados pela OCDE, a China tinha aproximadamente 37 milhões de jovens adultos com ensino superior completo. Nesse sentido, era o país mais diplomado no mundo. Em seguida vinha a Índia, com 30 milhões. Juntas, essas gigantes representavam 40% do total de diplomas em todo o mundo – 22% a China; 18% a Índia.

A projeção da OCDE, porém, aponta uma virada em 2030. Na contramão de muitos países, a Índia vai acelerar o crescimento da população. Na mesma toada, o share de indianos diplomados até os 34 anos de idade deve crescer dos atuais 18% para 21% – superando os chineses, que cairão para 18%.

Estados Unidos e Canadá, que juntos tinham 14% dos diplomados em 2015, devem subir para 15% em 2030. No mesmo período, a quantidade de jovens e adultos diplomados na América Latina deverá pular de 9% para 11%. Os países da União Europeia e a Rússia, por outro lado, devem enfrentar um declínio em seus ativos intelectuais. Confira a projeção abaixo (em inglês):

O mundo provavelmente terá 30% de sua população com idades entre 25 e 34 anos diplomada até 2030, diz relatório da OCDE

 

Redação
A redação do Desafios da Educação é composta de jornalistas, educadores e especialistas em educação superior.

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Comentários fechados.