Capacitação DocenteMetodologias de Ensino

Por que uma mentalidade focada em crescimento é crucial para a aprendizagem

0

291372998_ec509522b6_o

Você está ruim em matemática? E se sim, por quê?

É comum ver pessoas dizendo que são ruins em matemática e muitas culpam a falta de talento. Essa crença de que nascemos sendo bons em certas coisas e ruim em outras é chamada de mentalidade fixa. Se você acredita nesta ideia, então você enxerga a inteligência como uma habilidade estática. Para os pesquisadores o ponto crucial para o sucesso é a mentalidade focada em desenvolvimento e crescimento, ou seja, a teoria afirma que podemos melhorar em matemática – ou em qualquer outra habilidade que nossa mente determinar, com pratica e determinação. Não surpreendentemente, as crianças com uma mentalidade de crescimento são mais propensas a enfrentar um desafio ou tentar algo novo.

O problema com uma mentalidade fixa

As crianças que têm uma mentalidade fixa entendem a escola como um lugar onde têm que provar sua inteligência. A pesquisadora Dr. Carol Dweck aplicou um estudo com crianças, onde elas podiam escolher entre refazer um quebra-cabeça fácil ou tentar montar um mais difícil. As crianças com a mentalidade fixa escolheram fazer o quebra-cabeça fácil novamente, porque sabiam que poderiam ter sucesso, já aquelas com uma mentalidade de crescimento optaram por experimentar o quebra-cabeça desafiador, e justificaram que não entendiam o porquê de refazer um quebra-cabeça que já tinham dominado. A mentalidade fixa faz com que os alunos optem pelo seguro e conhecido, evitando tentar algo novo ou desafiador e desta forma eles não se mostram mais inteligentes.

Em sua pesquisa, Dweck descobriu que os estudantes com uma mentalidade fixa não estavam interessados em aprender a resposta correta de uma prova, pois já tinham falhado. E conclui que alunos com esta mentalidade demoram a se recuperar de um tropeço.

Benefícios de uma mentalidade de crescimento

Estudantes com uma mentalidade de crescimento entendem que quando uma tarefa é difícil, eles estão aprendendo e seu cérebro está ficando mais forte. A Dr. Carol Dweck apresenta um estudo onde ela expôs problemas de matemática, com nível elevado de dificuldade, para alunos resolverem. Aqueles com a mentalidade de crescimento resolveram ansiosamente, enquanto os com mentalidade fixa se conformaram em ter alguém que solucionou a equação. Neste caso fica claro que a mentalidade de crescimento é mais propícia para a aprendizagem. Com a pesquisa, Dweck constatou que os alunos mais motivados para aprender não são aqueles que se acham mais espertos, mas aqueles que acreditam que podem desenvolver suas habilidades através do estudo.

Como promover uma mentalidade de crescimento

Concentre-se no esforço
Estudantes que são elogiados por tentarem muito tendem a continuar tentando ainda mais. Enquanto os que são elogiados por tirarem A e serem inteligentes têm como foco “simplesmente” tirarem mais notas A; eles veem a falha como uma prova de que não são inteligentes o bastante, e eventualmente quando eles encontram a falha, não sabem como se recuperar.

Use “ainda não”
Dweck fala, também, sobre uma escola que parou de dar nota baixa e começou a escrever “ainda não”. Isso pode soar como uma boa ideia da “Nova era (ou nova idade)”, mas os estudantes melhoraram seu desempenho com a mudança. As palavras “ainda não” sugerem aos alunos que eles ainda podem aprender o material se eles se dedicarem.

Encontrar a oportunidade no fracasso
Os alunos precisam aprender a encontrar no erro um recomeço e entender que errar também é aprender. Quando os alunos têm resultados decepcionantes é importante pedir-lhes para refletir sobre o que deu errado. O que eles poderiam fazer diferente da próxima vez? A maior oportunidade para o crescimento vem com o fracasso, não com o sucesso.

Uma lição ao longo da vida
Quando o professor ajuda seus alunos a desenvolver uma mentalidade de crescimento, está fazendo mais do que melhorar suas chances de sucesso na vida, está ensinando como viver uma vida plena. Quando os estudantes entram no mundo adulto, eles não vão receber feedback constante e elogios. Eles podem trabalhar meses ou anos para atingir uma meta, e, com uma mentalidade de crescimento, serão capazes de encontrar alegria e propósito na luta diária para um objetivo em vez do momento efêmero quando chegarem a ele.

E na sua instituição, você acredita que essa mentalidade de crescimento vem sendo estimulada nos alunos? Conte-nos sua experiência sobre como manter os alunos engajados e motivados em desenvolver seu conhecimento e experiência de aprendizagem.

Fonte: Edumic

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.