Gestão educacional

Por que se tornar um centro universitário? Conheça a experiência do IESB

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O Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) é uma instituição jovem, mas cheia de história para contar. Ao longo de seus 24 anos, ela já foi citada por veículos internacionais, como a Time Magazine, o jornal The Guardian, e a revista Forbes.

O se principal diferencial é oferecer cursos voltados para a economia criativa e o mercado de trabalho, unindo teoria e prática desde a década de 1990.

Eda Machado fundadora do IESB. Foto: Kazuo Okubo

Fundado pela professora Eda Machado – que tem no currículo mestrado e doutorado na Universidade Penn State, nos Estados Unidos, e pós-doutorado no Instituto Max-Planck, de Berlim, e 18 anos de atuação no Ministério da Educação (MEC) – o IESB tem a criatividade e a inovação em seu DNA.

Transformação em centro universitário

O IESB começou com apenas dois cursos – Administração e Ciência da Educação – e 320 alunos, em um prédio alugado na quadra 902 da Asa Sul de Brasília. Hoje, conta com cerca de 20 mil estudantes matriculados e três campi: o campus Edson Machado, localizado Asa Sul; o Giovanina Rímoli, na Asa Norte; e o Liliane Barbosa, em Ceilândia.

“No início era bem pequeno, mas logo começamos a inovar. Teoria e prática juntas já era o nosso slogan. Os vestibulares eram temáticos, com perguntas baseadas em jornais e revistas, além de entrevistas e análise do histórico escolar do ensino médio”, conta a fundadora.

Mesmo com tanta disposição e foco na qualidade, o processo de transformação do IESB em Centro Universitário foi longo, mas sem grandes percalços. “Somente depois da visita da Comissão de Avaliação Externa, em junho de 2009, que o nosso processo foi encaminhado para o Conselho Nacional de Educação e autorizado em 2011. Menos de um mês depois, a autorização foi publicada no Diário Oficial da União”, lembra.

Vantagens dos centros universitários

A principal vantagem da transformação do IESB em centro universitário, de acordo com Machado, foi ter a tão desejada autonomia para oferecer novos cursos, emitir diplomas e tomar decisões que tornam a instituição mais ágil e fácil de administrar. Além disso, o prestígio que o status de centro universitário concede é outro benefício.

Atualmente, o IESB tem cerca de 80 cursos de graduação e 100 de pós-graduação entre as modalidades presencial, híbrido e ensino a distância (EAD), além de dois mestrados profissionais: Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios e Gestão Estratégica de Organizações.

Os cursos da instituição contam com docentes mestres e doutores, disciplinas integradas com foco no mercado de trabalho e laboratórios de ponta, com muitas atividades práticas e projetos para atender às demandas das empresas. Tudo isso tornou o IESB um dos 10 melhores Centros Universitários do país, segundo o MEC.

Exigências para ser um centro universitário

Para se tornar um centro universitário, a instituição precisa atender a uma série de requisitos. Por exemplo, ser reconhecida como faculdade junto ao MEC e ter obtido um conceito institucional (CI) igual ao superior a 4 na avaliação in loco realizada pela comissão do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão vinculado ao MEC responsável pelas avaliações.

Além disso, é necessário ofertar ao menos oito cursos reconhecidos com conceito satisfatório e atender os seguintes requisitos:

  • 20% do corpo docente deve estar contratado em regime de tempo integral e 1/3 deve possuir titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;
  • Ter um programa de extensão institucionalizado nas áreas do conhecimento abrangidas por seus cursos de graduação;
  • Ter um programa de iniciação científica com projeto orientado por docentes doutores ou mestres, o que pode incluir programas de iniciação profissional ou tecnológica e de iniciação à docência;
  • Não ter sido penalizada em decorrência de processo administrativo de supervisão nos dois anos anterior à solicitação.

Se a instituição atender a todas as exigências, o próximo passo é protocolar o pedido no Sistema e-MEC.

Ele deverá conter os seguintes documentos:

  • Regimento (já com as adaptações necessárias pós-credenciamento como centro universitário);
  • Organograma Institucional (já com as adaptações necessárias pós-credenciamento como centro universitário);
  • Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI c/ PPI (já com as adaptações necessárias pós-credenciamento como centro universitário);
  • Corpo Dirigente, com identificação dos dirigentes e informação sobre a experiência acadêmica e profissional de cada um;
  • Comprovante do Imóvel
  • Plano de Garantia de Acessibilidade, acompanhado de laudo técnico emitido por profissional ou órgão público competente;
  • Plano de Fuga com Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB);
  • Plano de Avaliação e Manutenção Predial;
  • Plano de Carreira Docente e de Tutor;
  • Plano de Carreira Técnico-administrativo;
  • Convênios (Estágios, Parcerias e outros);
  • Plano de Gestão EaD (caso IES credenciada para EAD);
  • Plano de Atualização do Acervo – Biblioteca;
  • Plano de Contingência da Biblioteca;
  • Plano de Contingência da TI;
  • Plano de Expansão e Atualização de Equipamentos.

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