Metodologias de Ensino

Planejamento de sala de aula via programas de televisão: é possível?

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Baseado em sua própria experiência enquanto crescia, quando brincava de “programas de televisão de jogos”, o professor Rich Mehrenberg relata as semelhanças entre esse formato e a sala de aula: tanto o apresentador quanto o professor estão fazendo perguntas difíceis a outras pessoas e ambos demonstram grande entusiasmo com a vitória dos outros.

Ele aponta algumas lições específicas que aprendeu sobre como ser um professor melhor usando analogias de jogos de TV. Os exemplos todos são aplicáveis à gestão de sala de aula.

O Preço Certo (The Price is Right) é um programa de jogos que oferece inúmeras oportunidades para concorrentes ganharem dinheiro e prêmios ao longo de um único episódio. É possível ganhar prêmios que variam desde balas de menta até um carro. Os jogadores podem ganhar prêmios em diversos tipos de competições relacionadas a preços e matemática, além de girar a “roda grande de dinheiro” para tentar a sorte.

Quase todos os programas de jogos são baseados em ganhar prêmios. Esses prêmios (ou recompensas) são uma forma de incentivo, ou seja, se recebe algo que você deseja após ter um comportamento considerado correto. Essa técnica de administração de comportamentos tem um efeito histórico em escolas públicas. Exemplos clássicos incluem colocar uma figurinha em uma prova respondida com todas as questões corretas, ou elogiar um estudante por participar da aula. O efeito de utilizar incentivos na sala de aula é o aumento da probabilidade de que a criança irá repetir o comportamento desejado no futuro próximo.

O que torna The Price is Right uma fonte especialmente madura de inspiração é a frequência de oportunidades. Os concorrentes (e espectadores) sabem que existem inúmeras chances de ganhar alguma coisa. Se um jogador não recebe móveis, por exemplo, não tem problema, porque eles provavelmente terão uma chance de ganhar uma moto poucos minutos depois.

Os professores devem também operar em uma rotina generosa de incentivos. Em outras palavras, os alunos devem ter inúmeras oportunidades ao longo de um dia de escola para ser elogiados, reconhecidos e recompensados por fazer a coisa certa. Ao ensinar uma nova habilidade, recomenda-se reforçar isso com frequência.

Dê diversas opções

Outra opção de programa para se basear é Deal or No Deal (Negócio fechado ou não), em que tudo é sobre fazer escolhas. O competidor seleciona uma das 26 maletas com uma quantidade desconhecida de dinheiro dentro. Ele então é obrigado a fazer uma série de escolhas, como decidir se segura a sua pasta original, ou trocá-la por uma quantidade de dinheiro especial proposta pelo “banqueiro” do programa. O competidor nunca está realmente certo do que o futuro reserva, e é aí que reside o fascínio do jogo. Seu nível de sucesso ou fracasso está diretamente ligado às escolhas feitas durante o curso do programa.

Da mesma forma, o administrador de sala de aula bem sucedido entende o poder de escolha do aluno. A escolha tem potencial de influenciar positivamente a motivação, realização, e comportamento. Os professores que fornecem escolhas nas decisões acadêmicas e comportamentais demonstram a ideia de que interesses e preferências dos alunos têm grande valor. Eles são muito mais suscetíveis a se comprometer com as regras que eles ajudaram a criar. Com isso, ficam mais focados em um determinado resultado.

Estabeleça rotinas

O programa Roda da Fortuna existe desde início dos anos 80, mas mesmo para quem não assiste há muitos anos, pouca coisa mudou com o passar do tempo. Os competidores ainda estão girando a mesma roda enorme, “comprando” vogais, e indo à falência dependendo da sorte. Rotinas bem estabelecidas construídas para o programa o tornam extremamente fácil para os telespectadores acompanharem e saberem o que esperar.

As rotinas também são extremamente importantes para o professor de sala de aula. Exemplos comuns incluem estabelecer como pedir ajuda, como obter material escolar e ganhar a atenção dos alunos. Familiaridade e repetição consistente de tais procedimentos têm várias vantagens. Rotinas maximizam o tempo de instrução, restauram a ordem na sala de aula e permitem que os alunos (especialmente as crianças com deficiência) se sintam mais confortáveis e seguros, devido às expectativas previsíveis.

Com essas dicas, é possível envolver os estudantes e fazê-los aprender de forma interativa, rápida e eficiente! Quem diria que programas de televisão poderiam ser tão educativos?

Fonte: Edutopia

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

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