Mercado

Peter Dourmashkin: “Os tempos podem estar difíceis, mas será um grande momento para a educação”

0

11855839_1008859925869658_4613127870373062105_n

Peter Dourmashkin, professor Sênior do Departamento de Física e Diretor Associado do Grupo de Estudo Experimental, falou sobre sua experiência de 15 anos mudando a cultura educacional no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

– O MIT vem trabalhando na mudança do formato de ensinar já há quinze anos, por meio de pesquisas, estudos e experiências. Ao longo dos anos erraram muito até chegar num modelo que desse certo. Tudo começou com um pequeno grupo de estudantes de física – conta Peter.

Ele destacou a importância da aprendizagem ativa e como ela foi “implementada” no instituto: uma fusão de apresentações, tutoriais e experimentos práticos em laboratório feitos em um ambiente altamente tecnológico e colaborativo.

Dourmashkin recomenda que antes de fazer qualquer mudança, a instituição faça uma avaliação de como estão os seus alunos para que depois seja possível fazer uma avaliação real dos resultados. E completa:

– Nada se faz sozinho. Tudo tem que ser colaborativo.

Para completar, citou alguns objetivos gerais do ensino para implementar a aprendizagem ativa:

  • Afastar-se do formato passivo de aula, a fim de aproximar-se de um modelo de ambiente de aprendizagem em estúdio interativo;
  • Desenvolver habilidades de comunicação nas principais ciências;
  • Desenvolver o aprendizado colaborativo;
  • Encorajar os estudantes de graduação a ensinarem;
  • Desenvolver novos recursos de ensino e aprendizagem baseados em padrões científicos de pesquisa.

Ao final, Peter concluiu:

– Pela minha perspectiva o Brasil passará por essa transformação incrível. Os tempos podem estar difíceis, mas isso irá mudar com a classe média demandando mais educação. Esse será um grande momento para a educação no Brasil.

Confira a apresentação completa de Peter Dourmashkin no link.

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.