Capacitação DocenteMetodologias de Ensino

Perguntas que todo o professor deve fazer aos seus alunos

0

Questionar para construir conhecimento não é um conceito novo. Sócrates, um dos pais da filosofia, buscava aprender a partir da dúvida já na Grécia Antiga. O filósofo acreditava que todo o conhecimento está latente no ser humano: bastam algumas perguntas para ele se manifestar.

A história grega pode parecer distante, porém, o que Sócrates fazia pelas praças de Atenas tem relação direta com a construção de conhecimento do século XXI. Um professor questionador pode ajudar a desenvolver em seus alunos características como a resolução de problemas, o pensamento crítico, de síntese e análise, o julgamento crítico e a interpretação – habilidades fundamentais no mundo em que vivemos hoje.

Para incentivar o questionamento em sala de aula, separamos cinco perguntas que os professores podem utilizar no seu dia a dia com os alunos. Confira:

1. O que você acha?
Essa pergunta permite ao aluno utilizar seus conhecimentos para formular uma ideia concreta. Nas aulas, é preciso equilibrar quais informações você pode entregar aos estudantes e quais ele pode elaborar a partir dos conhecimentos que já tem. O professor precisa aprender a mediar essa etapa do processo a fim de que os estudantes tenham liberdade de se expressar.

2. Por que você acha?
Depois que os estudantes compartilham o que pensam, é preciso garantir que as primeiras informações não ficarão dispersas. Questioná-los novamente mudando um pouco o foco dá fôlego ao debate e à produção de ideias.

pergunta

Imagem via Pinterest.

3. Como você sabe isso?
Nesta etapa, os educadores provocam os estudantes a buscar referências para dar respaldo ao conhecimento construído. O professor cria um espaço para dar subsídios aos conceitos dos alunos ou corrigir possíveis falhas no processo de comunicação. É o momento em que os estudantes fazem a conexão entre o que vivem no mundo real e o conhecimento teórico.

4. Você tem mais alguma informação sobre esse assunto?
Esta pergunta pode inspirar os alunos a criarem relações entre temas que podem contribuir para a construção de conhecimento.

5. Que perguntas você ainda têm?
O professor é o responsável pela síntese do que se aprendeu a partir das perguntas. Nesta etapa, os alunos podem questionar o educador e, a partir das respostas, fazer um resumo do que aprenderam.

Como você faz perguntas em sala de aula? O que funciona bem com os seus alunos? Compartilhe com a gente!

Quer continuar a discussão por email? Cadastre-se na nossa newsletter Desafios da Educação clicando neste link.

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino superior.

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *