EdTechMetodologias de Ensino

O que os estudantes esperam da tecnologia na educação?

1

A tecnologia está cada vez mais intimamente ligada à educação. Tanto é que, dentro das universidades, sejam elas presenciais ou a distância, a informática começa a exercer papel importante na vida de professores e estudantes, sendo até mesmo alvo das mais altas expectativas por parte desses. O estudante Kyle Rother, da High Point University (Carolina do Norte, Estados Unidos), publicou na EdTech Magazine um artigo no qual relata os anseios seus e dos colegas a respeito do uso de ferramentas tecnológicas em sua vida acadêmica, bem como o que espera do trabalho dos profissionais da tecnologia da informação (TI).

Com a presença cada vez mais forte da tecnologia em sua rotina, estudantes começam a criar novas expectativas para a informática.  Fonte: Computer Majors

Com a presença cada vez mais forte da tecnologia em sua rotina, estudantes começam a criar novas expectativas para a informática.
Fonte: Computer Majors

De acordo com a perspectiva do estudante, a função do setor de informática se torna ponto crítico a partir do momento em que novos programas e plataformas passam a fazer parte da rotina acadêmica. Para Kyle, apesar de o senso comum acreditar que quanto melhor a equipe de TI, menos se percebe a sua existência, essa lógica se inverte na área da educação. Afinal, tanto professores quanto estudantes necessitam de suporte e orientação para que sua prática absorva cada vez mais naturalmente essas novas formas de aprendizado. Alguns pontos destacados por ele são:

• Uso de dispositivos móveis: a possibilidade de acessar e-mail, site da universidade, notas e cronogramas a partir do celular é crucial para que o aluno mantenha-se conectado e busque informações sobre seus estudos em qualquer lugar e a qualquer momento.

• Serviços, além de soluções: para ele, os profissionais da informática devem, além de resolver problemas relacionados à tecnologia e apresentar soluções para a instituição, prestar serviço aos estudantes. Afinal, para que o aluno desfrute completamente das possibilidades da educação online, é preciso que ele obtenha algum suporte nessa área, tanto para aprender a utilizar ferramentas, quanto para resolver eventuais dificuldades.

• Treinamento para professores, tutores e gestores: muitos profissionais estão ainda se adaptando às novas tecnologias na área da educação e é essencial que recebam acompanhamento para que aprendam a usar ferramentas, softwares e plataformas em sua plenitude. A universidade de Kyle utiliza a plataforma Blackboard e, de acordo com ele, essa é a forma pela qual ele acessa suas notas e avaliações durante o semestre, a qualquer momento. Um profissional adequadamente treinado pode conhecer melhor todas as funcionalidades desse sistema, facilitando ainda mais a vida do estudante e tornando o trabalho do educador mais eficiente.

O código HTML é uma linguagem de marcação utilizada para criar páginas na internet.  Fonte: WixBlog

O código HTML é uma linguagem de marcação utilizada para criar páginas na internet.
Fonte: WixBlog

Uma outra perspectiva

Além das demandas enumeradas por Kyle, um estudo realizado nos Estados Unidos trouxe mais uma luz sobre o que os estudantes esperam da tecnologia: aulas de código e programação de computadores. Dos pesquisados, 59% gostariam de saber trabalhar com códigos (como o HTML, por exemplo), ao passo que apenas 23% possuíam conhecimento a respeito de pelo menos um tipo de linguagem de programação. O interesse dos estudantes se justifica não apenas por sua rotina, cada vez mais ligada a programas de computadores, mas também porque eles acreditam que, muito em breve, a capacidade de trabalhar com códigos será exigência na maioria dos currículos.

A área de programação na informática é um mercado em crescimento. O interessante é que, quanto mais a educação se apropria da tecnologia da informação para formar profissionais de todas as áreas, mais profissionais de TI são necessários para suprir a demanda de programas e plataformas. Ou seja, vale a pena pensar em trazer o desenvolvimento dessas habilidades para a formação acadêmica dos estudantes. Quem sabe um dia o trabalho deles poderá contribuir ainda mais para as transformações na área da educação?

E você? O que espera da tecnologia a serviço do aprendizado? Divida conosco suas expectativas e, para manter-se sempre informado sobre os novos desafios da educação, não deixe de assinar a nossa newsletter.

 

 

 

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino superior.

VOCÊ PODE GOSTAR

1 Comentário

  1. […] que os estudantes tem em relação ao seu uso no ambiente escolar. É fato que em várias partes do mundo o uso de dispositivos móveis (celular, smartphones e tablets) possibilitam a conexão do estudante […]

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *