A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) manteve-se como melhor instituição de ensino superior da América Latina, de acordo com nova publicação do ranking britânico Times Higher Education. Em seguida, na lista, aparece a Universidade de São Paulo (USP) e a Pontifícia Universidade Católica do Chile (Chile).
Das 129 universidades listadas no levantamento, o Brasil possui 43. Seis delas estão no top 10 – além de Unicamp e USP, aparecem Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que saltou do 7º para o 4º lugar; Pontifício Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), hoje em 7º lugar, antes no 9º; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que saiu do 11º lugar para o 9º; e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), estrante da lista, em 10º lugar.
O levantamento contrasta com outro de nível global divulgado pelo mesmo Times Higher Education. Em maio passado, o THE Emerging Economies University Rankings 2018 colocou a então melhor universidade brasileira, a USP, na 14ª posição. Já Unicamp estava na 33ª, PUC-Rio em 61º e Unifesp na 92ª colocação.
Sobre o ranking latino americano, o Times Higher Education afirma que uma série de universidades não aparecem porque não enviaram dados. Abaixo, confira o top 10.
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
- Universidade de São Paulo (USP)
- Pontifícia Universidade Católica do Chile (Chile)
- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
- Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (México)
- Universidade do Chile (Chile)
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
- Universidade de Los Andes (Colômbia)
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Comments