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Criando experiências de aprendizagem com ensino baseado em projetos

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Estudar por meio de práticas utilizadas no dia a dia proporcionam um conhecimento sólido e envolvente aos estudantes. E é sobre isso que tratam o editor-chefe do Buck Institute for Education (BIE), John Larmer, e a professora emérita nacional do PBLWorks do BIE, Susie Boss, no e-book Ensino Baseado em Projetos – Como Criar Experiências de Aprendizagem Sólidas e Envolventes.

O exemplar foi lançado originalmente em 2018 na língua inglesa com o título “Project Based Teaching: How to Create Rigorous and Engaging Learning Experiences” e traduzido este ano para o português pelo Grupo +A Educação, com versão impressa prevista para 2024 e selo Penso.

A publicação busca levar aos docentes as estratégias para uma instrução de alta qualidade, com padrão-ouro da aprendizagem baseada em projetos (ABP ou PBL, na sigla em inglês), trazendo percepções e sugestões de diversos educadores reconhecidos.

Livro mostra como docentes podem chegar a resultados satisfatórios através de ensino baseado em projetos.

Livro mostra como docentes podem chegar a resultados satisfatórios através de ensino baseado em projetos. Crédito: Julio Cesar Bazanini/USP Imagens

Aprendizagem baseada em projetos

De acordo com a obra, o ensino baseado em projetos visa entregar ao aluno uma aula dinâmica, propondo resoluções ao invés de uma exposição passiva. Ou seja, o discente aprende fazendo, e é isso que os docentes convidados a colaborar exemplificam durante os capítulos, expondo as suas implementações dentro das salas de aula.

O método é um antigo aliado dos lecionadores, com o primeiro uso do termo datado em 1918. Nele, os estudantes se desenvolvem averiguando questões da vida real, mas com a elaboração das respostas voltadas a um grande projeto.

As tarefas são complexas e estruturadas, permeando objetivos e uma trilha de aprendizagem definida desde o início. É um mecanismo multidisciplinar e extenso. Larmer e Boss explicam um pouco dessa metodologia no podcast do PBLWorks, também disponível para tradução no site da instituição:


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Os critérios para uma ABP de alta qualidade

A publicação “Ensino Baseado em Projetos – Como Criar Experiências de Aprendizagem Sólidas e Envolventes” apresenta um modelo de ABP considerado de excelência por seus escritores e colaboradores, listando logo no início como a obra reflete esse tipo de conhecimento. Confira:

Desafio intelectual e desempenho

Os estudantes aprendem profundamente, pensam criticamente e buscam a excelência.

Autenticidade

Os alunos trabalham em projetos que são significativos e relevantes para a sua cultura, suas vidas e seu futuro.

Produto público

A solução dos discentes é apresentada, discutida e criticada publicamente.

Colaboração

Os alunos cooperam uns com os outros pessoalmente ou tele presencialmente e/ou recebem orientação de mentores e especialistas adultos.

Gerenciamento de projetos

Os estudantes usam um processo de gerenciamento de tarefas que lhes permite prosseguir efetivamente do início à conclusão do plano.

Reflexão

O aluno pensa sobre o que desenvolveu e praticou ao longo do exercício.

Ferramentas tecnológicas

Para cursos da modalidade de educação a distância (EaD), o e-book ainda dispõe de opções virtuais de auxílio para os professores, como apresenta Tom Neville, educador de História dos anos finais do ensino fundamental.

A filosofia do lecionador para aderir a tecnologia ao ensino baseado em projetos é simples. “Não se trata da modernização ou de qualquer aparato em particular, mas de utilizar na hora e lugar certos”, diz Neville.

Ensino Baseado em Projetos – Como Criar Experiências de Aprendizagem Sólidas e Envolventes

Editora: Penso

Ano: 2023

Páginas: 230

Preço: R$84,00


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Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

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