Ensino SuperiorMercado

IMED anuncia investimento de R$ 100 milhões e passa a se chamar Atitus Educação

0

Prestes a completar 18 anos, a IMED anunciou um investimento de R$ 100 milhões até 2026. O recurso será destinado à ampliação da presença da instituição de ensino superior (IES) no Rio Grande do Sul, à entrada em novos estados e iniciativas de inovação do modelo educacional.

Como preparação para o este ciclo, a IMED também anunciou uma nova marca e passa a se chamar Atitus Educação. Segundo a IES, o nome, que remete à palavra atitude, foi escolhido por traduzir a proposta de valor da empresa, seus fundadores, colaboradores e alunos.

“Inovar, investir na evolução do ensino e crescer de forma acelerada nos levou a buscar um novo nome, que fosse mais aderente a esta etapa de expansão. Atitude também é a marca dos nossos alunos, que buscam nossos cursos para ampliar horizontes profissionais e conhecimentos voltados ao mercado”, explica o presidente da Atitus Educação, Eduardo Capellari.

Atitus Educação é a nova marca da IMED. Foto: Divulgação.

O caminho da mudança

O trabalho que levou ao lançamento da Atitus Educação aconteceu nos últimos dois anos, quando a IES mostrou ter fôlego para crescer mesmo durante a pandemia. Enquanto o ensino superior do Rio Grande do Sul registrou perda de 25% nas matrículas, a Atitus cresceu 40% no período.

“Nosso foco é preparar o aluno para a entrada no mercado de trabalho e para uma carreira de sucesso. Por isso, estamos sempre muito próximos das empresas e das iniciativas e hubs de inovação nos mercados onde estamos presentes”, reforça o vice-presidente de operações da Atitus, William Zanella.

Em 2021, a instituição concluiu a aquisição da Faculdade América Latina (FAL), de Ijuí (RS). Em 2022, incorporou a Fasurgs, de Passo Fundo (RS), uma faculdade especializada na área da saúde, agregando novos cursos e reforçando sua presença na Medicina. Além disso, a Atitus conta com o maior curso de graduação em Odontologia do Rio Grande do Sul entre instituições privadas.

Leia mais: Ranking da THE 2022: quais são as melhores universidades brasileiras

ebook experiencia de aprendizagem

Novos mercados 

Fisicamente presente em Porto Alegre, Passo Fundo e Ijuí, a Atitus Educação planeja ingressar em novos mercados até o final de 2023, olhando prioritariamente para Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A expansão ocorre tanto com aquisições quanto com crescimento orgânico.

No primeiro semestre de 2023, a IES inaugurará um campus na cidade de Erechim (RS), na região norte do estado, onde contará com cursos de Direito, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Ciência da Computação e Psicologia.

Para a construção desta etapa de evolução do negócio, a Atitus contou com o apoio de diversas consultorias, como a Interbrand (desenvolvimento de marca), No One (jornada do cliente), Be Formless Inovação Estratégica (inovação), ANK Reputation (reputação), KPMG (audit, tax e advisory), Redirection (M&A), Soluzzione (gestão de projetos) e E21 (publicidade).

A mudança de marca, idealizada pela Interbrand, também representa o novo modelo de ensino da IES e simboliza atitudes, comportamentos e habilidades que a Atitus busca desenvolver em seus estudantes: autonomia, inspiração, inovação, agilidade, colaboração e ousadia.

Leia mais: Como desenvolver essas 5 soft skills em sala de aula 

Trilhas de aprendizagem e empreendedorismo

Além de instituição de ensino, a Atitus se apresenta como uma plataforma educacional pela qual os alunos poderão trilhar dois caminhos: empreendedorismo ou empregabilidade. Nesse caso, os estudantes contarão com mentorias de carreira com direcionamento específico para uma das duas frentes.

Depois de formados, os egressos serão monitorados e apoiados no desenvolvimento das suas carreiras e vidas empresariais. Para isso, a IES contará com um head de carreiras, equipes e tecnologias de inteligência artificial dedicadas ao acompanhamento dos alunos e egressos.

“Em salas de aula de todos os cursos, estamos levando desafios empresariais, colocando os alunos em contato com problemas reais do mundo corporativo. Essas iniciativas são semelhantes aos modelos adotados por instituições sediadas no Vale do Silício e em Israel, referências em inovação e empreendedorismo”, ressalta o vice-presidente de inovação acadêmica da Atitus Educação, Daniel Quintana Sperb.

Nesse sentido, a Atitus adota plenamente o conceito de employer university – ou universidade empreendedora -, valorizando a conexão com o mercado de trabalho e unindo o diploma acadêmico com experiências e habilidades necessárias para a carreira, seja como empreendedor ou profissional de grandes companhias.

Leia mais: Empregabilidade: 69% dos formandos levam até um ano para conseguir um emprego

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.