GESTÃO

IES brasileiras marcam presença no Fórum de Lideranças: Desafios da Educação 2018

0
Fórum de Lideranças: Desafios da Educação 2018 reuniu professores e gestores para debater novas formas de aprendizagem, reinvenção do mercado e outros temas relacionados ao ensino superior

Evento reuniu professores e gestores de IES de todo o país. (FOTOS: Divulgação)

Nesta quinta-feira, 17 de maio, representantes de instituições de ensino superior reuniram-se no Centro Universitário Ítalo Brasileiro, em São Paulo, para mais uma edição do Fórum de Lideranças: Desafios da Educação. O evento contou com quatro palestras e um painel de debates. Nos próximos dias, o portal Desafios da Educação publicará detalhes de tudo que foi abordado pelos especialistas e profissionais presentes no encontro.

A primeira apresentação ficou por conta do economista e educador Claudio de Moura Castro. Há décadas professor de instituições brasileiras e de fora do país, ele ocupa atualmente o cargo de assessor especial no Grupo Positivo.

Moura Castro compartilhou insights extraídos do seu livro Você sabe estudar?, lançado pela editora Penso em 2015. “Tanto um jogador de futebol quanto um pianista precisam de técnica para executar suas funções. Natural, então, que os estudantes também careçam de técnicas para estudar”, disse.

Claudio de Moura Castro, no Fórum de Lideranças: Desafios da Educação 2018

LEIA MAIS: Claudio de Moura Castro: aulas devem ser ativas, não passivas

Atraindo a atenção de todos, Miguel Andorffy contou a história da Me Salva!, uma plataforma virtual que auxilia estudantes por meio de aulas, exercícios e outras ferramentas inovadoras de ensino. A empresa foi criada oito anos atrás, contando apenas com o trabalho de Andorffy. Hoje a estrutura soma 300 professores e outros 80 colaboradores.

Para Andorffy, as IES devem criar projetos que agreguem valor ao aluno. “Propósito, acima de tudo”, recomendou. O empreendedor aproveitou a oportunidade para elogiar a iniciativa do Fórum de Lideranças: Desafios da Educação 2018: “É de quem pensa o ensino superior que teremos um país melhor.”

Miguel Andorffy, no Fórum de Lideranças: Desafios da Educação 2018

LEIA MAIS: Miguel Andorffy: empreendedorismo e paixão por ensinar

O terceiro palestrante do dia foi Fagner de Deus, diretor de Tecnologias Educacionais do Grupo A Educação. Ex-reitor do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), de Minas Gerais, o executivo jogou luz ao evento ao compartilhar com o público os modelos inovadores aplicados pela Unipam. Como resultado, a IES duplicou o número de alunos e impulsionou seu desempenho no Índice Geral de Cursos, o IGC – indicador que avalia as IES brasileiras.

“Os bons resultados vieram de uma mudança de comportamento dos alunos, mas isso só foi desencadeado por uma mudança de comportamento do professor”, explicou Fagner de Deus.

Fagner de Deus, no Fórum de Lideranças: Desafios da Educação 2018

LEIA MAIS: Fagner de Deus: indicadores de gestão são diferenciais para IES

O último palestrante foi Arapuan Netto. Reitor e presidente do Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), no Rio de Janeiro, Arapuan trouxe exemplos da própria IES onde trabalha. Segundo ele, foi ao aproximar os setores acadêmico e corporativo que a instituição se reposicionou no mercado. “Passamos a tratar a Unisuam como uma empresa de fato.”

LEIA MAIS: Arapuan Netto: o professor está não ameaçado, mas desafiado a inovar

Painel dinâmico

Após as palestras, um painel de debates foi conduzido pelo diretor do Grupo A, Gustavo Hoffmann. Especialista em metodologias ativas, Hoffmann instigou a participação da plateia por smartphone.

De início, os participantes acessaram o site Socrative e responderam uma enquete. Depois, Hoffmann estimulou a criação de grupos de discussão e de uma nova enquete virtual. Os palestrantes do evento, juntamente com a vice-reitora do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, Priscila Simões, também responderam perguntas enviadas via internet.

Sobre o Fórum de Lideranças: Desafios da Educação 2018

Promovido todos os anos pelo Grupo A, o evento reúne líderes das principais Instituições de Ensino Superior do Brasil para debater perspectivas e desafios da educação no Brasil e no mundo, além de apresentar cases inovadores e proporcionar um networking altamente qualificado. O projeto é uma extensão do portal Desafios da Educação – página com conteúdos exclusivos e 100% dedicados a temas de relevância ao ensino superior. Sugestões de pautas, experiências bem-sucedidas, novidades e feedbacks ao Desafios da Educação podem ser feitos pelo e-mail redacao@deafiosdaeducacao.com.br.

Leonardo Pujol
Leonardo Pujol é editor do Desafios da Educação e sócio-diretor da República – Agência de Conteúdo.

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Comentários fechados.