As universidades preferidas das empresas na hora da contratação

As universidades preferidas das empresas na hora da contratação

A terceira edição do Ranking de Empregabilidade de Graduandos (Graduate Employability Rankings, no original em inglês) foi divulgada nesta semana. O estudo analisa as respostas de 42 mil empregadores para mostrar, em todo mundo, quais as universidades que mais impressionam na hora de recrutar um recém-formado. No total, 497 universidades foram avaliadas globalmente.

Em primeiro lugar ficou o Massachusetts Institute of Technology (MIT), seguido respectivamente pelas universidades de Stanford e da Califórnia (UCLA, em inglês). A quarta colocada também é americana – a Universidade de Harvard.

A instituição de ensino superior mais bem colocada no Brasil é a Universidade de São Paulo (USP), em 67º lugar.

Outras cinco IES brasileiras compõem o ranking – que a partir do centésimo lugar as agrupa em blocos. A Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estão entre a 251ª e a 300ª posição. Já a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) ficaram entre a 301ª e a 497ª.

Leia maisSeis IES brasileiras estão entre as 10 melhores da América Latina

O levantamento é produzido pela QS, empresa que publica anualmente o Ranking Mundial de Universidades, que mede desempenho acadêmico. Segundo a BBC News, os empregadores foram questionados pela QS sobre os locais em que recrutam seus formandos mais “competentes, inovadores e eficientes”.

Além das respostas, o ranking levou em conta as estatísticas de empregabilidade de ex-estudantes, a formação acadêmica de ocupantes de altos cargos e as parcerias entre universidades e empresas.

Para conferir as universidades preferidas dos empregadores, bem como o resultado das edições anteriores, clique aqui.