Capacitação DocenteGestão

Flexibilidade na EAD e inovação em sala de aula marcam Encontro de Lideranças: Desafios da Educação

0

A segunda edição do Encontro de Lideranças: Desafios da Educação aconteceu no último dia 15 de maio, no Clarion Hotel Lourdes, em Belo Horizonte. Idealizada pela Blackboard Brasil e pelo Grupo A, a iniciativa contou com a parceria da Hoper Educação e reuniu cerca de 90 líderes da região de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo para discutir o futuro da Educação no Brasil. Com palestras de João Vianney, consultor em EAD, Adélia Aguilar, Diretora de Produtos Educacionais da Kroton Educacional, Jay Bhatt, presidente e CEO da Blackboard, e Paulo Presse e Alexandre Nonato, especialistas em Ensino Superior na Hoper Educação, o evento trouxe experiências em ensino online e tendências locais e globais para o setor.

joao-vianney

João Vianney instigou os líderes presentes a pensar na situação da Educação a Distância em Belo Horizonte

A manhã começou com a provocativa palestra de João Vianney, que abordou a competitividade no mercado de educação a distância e a necessidade de modelo flexíveis no segmento. Com experiência de quase 20 anos na implementação de Universidades Virtuais, Vianney trouxe dados atualizados do MEC e instigou a plateia mineira a pensar sobre o desempenho em EAD das Universidades do estado em relação às demais Instituições de Ensino Superior do país. Confira o que foi apresentado:

Na sequência, Adélia Aguilar, Diretora de Produtos Educacionais da Kroton Educacional, compartilhou as estratégias da Rede de Ensino Pitágoras para engajar os nativos digitais. Maior grupo de Educação Básica do Brasil, a Pitágoras possui 800 unidades parceiras no país, 250 mil alunos e 20 mil professores. Para incentivar a colaboração entre essas milhares de pessoas, a Kroton usa diversos meios multimídia, como vídeos, dispositivos móveis em sala de aula e o ambiente virtual de aprendizagem da Blackboard. Conheça o case de sucesso do grupo na apresentação abaixo:

Jay Bhatt, CEO e presidente da Blackboard, deu andamento às discussões da manhã conversando com o público sobre as iniciativas da multinacional para acompanhar três tendências globais em educação: ensino centrado no aluno; educação global; e modelos alternativos de consumo no segmento. Jay mostrou como a Blackboard está se preparando para atender estudantes cada vez menos convencionais – alunos que aprendem online, em qualquer lugar – e os esforços da companhia para adaptar seus produtos ao mercado brasileiro. Matt Small, diretor administrativo e vice-presidente da Divisão Internacional da Blackboard, complementou a apresentação de Bhatt focando nas conquistas da empresa no Brasil e os planos de desenvolvimento para o país.

jay-bhatt

Plateia cheia para assistir à palestra sobre tendências em Educação de Jay Bhatt.

A última palestra do encontro ficou a cargo de Paulo Presse, Coordenador da Área de Estudos de Mercado da Hoper Educação, e Alexandre Nonato, Coordenador da Análise Setorial do Ensino Superior Privado da Hoper Educação. Paulo e Alexandre mostraram à plateia os destaques da Análise Setorial do Ensino Superior Privado de 2014, documento que é organizado anualmente pela Hoper Educação e já se tornou referência no setor. Veja o que eles compartilharam:

Divânia Araújo Freitas, Diretora Geral da UNIPAC Araguari, resumiu da seguinte maneira o evento:

O encontro foi um momento para pararmos e pensarmos nos rumos da educação. Os problemas vivenciados são parecidos e as soluções devem mesmo ser buscadas coletivamente; estes encontros abrem os caminhos para isso.

O Encontro de Lideranças faz parte da iniciativa Desafios da Educação, que tem como objetivo reunir líderes para compartilhar ideias sobre o futuro do ensino no Brasil. O próximo evento acontece no dia 06 de agosto, em São Paulo.

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino superior.

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *