Metodologias de Ensino

Estudantes aprovam ambiente de aprendizado combinado

1

9792044004_5acfcac7d4_oImpulsionados por exigências dos pais para uma maior personalização ou metas mais elevadas para o desempenho dos alunos, muitos administradores estão descobrindo que os ambientes de aprendizagem combinada (sala de aula + dispositivos móveis como smartphones e tablets) são uma grande promessa. De fato, 45% dos administradores ouvidos no relatório Speak Up deste ano indicam que a implementação de modelos de aprendizagem combinada já produzem resultados positivos.

Enquanto 63% dos estudantes a partir do sexto ano concordam que a aprendizagem combinada seria uma boa maneira de aprender, apenas um quarto dos alunos indicam que eles estão, de fato, aprendendo em um ambiente misto.

Estudantes em ambientes mistos usam a tecnologia com mais freqüência do que seus colegas em salas de aula tradicionais. Além de usar na sala de aula, esses estudantes também são mais propensos a estudar fora da escola utilizando os aplicativos móveis com vídeos on-line para auxiliar na lição de casa ou enviando perguntas aos professores.

Quando perguntados sobre os benefícios do ensino combinado, 64% dos estudantes a partir do sexto ano disseram ser capazes de aprender em seu próprio ritmo; 63% relataram maior desenvolvimento das capacidades criativas e 61% disseram colaborar mais com os colegas.

Alunos com um dispositivo móvel pessoal relatam um maior uso das ferramentas e dos recursos digitais para auxiliar na escola, frente aos alunos que não têm acesso à tecnologia regular à escola: 66% dos alunos com laptops criam mais apresentações em comparação aos 49% por cento dos estudantes que não utilizam nenhuma tecnologia.

Quase três quartos dos alunos com dispositivos fornecidos pela escola, bem como estudantes com pouco acesso à tecnologia, concordam que cada aluno deve poder usar um dispositivo móvel durante o dia escolar para a aprendizagem.

Os alunos vêem o smartphone como o dispositivo ideal para a comunicação com professores (46%), colegas (72%) e para usar as redes sociais (64%). Laptops são a preferência dos alunos do ensino médio para trabalhos escritos (87%), testes on-line (74%) e pesquisa na internet (59%).

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

You may also like

1 Comment

  1. […] Impulsionados por exigências dos pais para uma maior personalização ou metas mais elevadas para o desempenho dos alunos, muitos administradores estão descobrindo que os ambientes de aprendizagem combinada (sala de aula + dispositivos móveis como smartphones e tablets) são uma grande promessa.  […]

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.