Conforme o fim de ano se aproxima, os estudantes intensificam a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022). A prova é a principal porta de entrada em instituições de ensino superior (IES) brasileiras. A nota do exame também é aceita por universidades estrangeiras, em países como Portugal, Estados Unidos e Irlanda.
Além de substituir os vestibulares em diversas IES, o Enem é utilizado em programas governamentais de bolsas e financiamento. Entre eles, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O edital do Enem 2022 está disponível neste link. Confira, a seguir, as principais informações sobre as inscrição, isenção, datas, horários e locais de prova do exame.
Como se inscrever no Enem 2022
As inscrições do Enem são realizadas no portal do Inep. O procedimento é simples e intuitivo: basta ter em mãos o Certificado de Pessoas Física (CPF) e a Carteira de Identidade (RG).
Entretanto, as inscrições do Enem 2022 estão encerradas. Neste ano, elas ocorreram entre os dias 10 e 21 de maio. Ao todo, 3.396.632 pessoas se inscreveram nas versões impressa e digital do exame.
Leia mais: Estas são as universidades de Portugal que aceitam a nota do Enem
Isenção do Enem 2022
Para solicitação isenção do Enem, basta acessar o site de inscrições, no portal do Inep, e clicar em “Isenção” no momento do login. Em seguida, é necessário preencher os dados do candidato e um questionário socioeconômico.
Os grupos a seguir têm direito à ienção:
- Estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas (esses não precisam protocolar o pedido, pois possuem isenção automática);
- Estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas privadas que possuem renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
- E participantes cadastrados no CadÚnico.
Os pedidos de isenção do Enem 2022 estão encerrados. A janela ficou aberta entre os dias 4 e 15 de abril. Segundo o Inep, 59,7% (2.028.353) dos participantes ficaram isentos da taxa de inscrições nesta edição.
Leia mais: O que é o Fies. E como o programa funciona
Datas, horários e o local da prova
O Enem 2022 vai acontecer nos dias 13 e 20 de novembro. Os horários do exame são os seguintes:
- 12h: Abertura dos portões
- 13h: Fechamento dos portões
- 13h às 13h30: Procedimentos de segurança na sala de prova
- 13h30: Início das provas
- 19h: Término das provas do primeiro dia
- 18h30: Término das provas no segundo dia
O local da prova do Enem 2022 pode ser consultado no Cartão de Confirmação, divulgado após o término das inscrições, na página do candidato no portal do Inep.
Leia mais: Edital do ENEM 2022: provas acontecem nos dias 13 e 20 de novembro
O Enem é para quem?
De forma geral, todos os alunos matriculados ou que já tenham concluído o ensino médio podem fazer a prova do Enem 2022. Porém, existem algumas especificações que precisam ser observadas.
Um exemplo disso são os presos. Existe um programa chamado Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade) que acontece em um período específico, diferente dos dias do exame geral. A grade de matérias é a mesma da prova regular.
Pessoas com deficiência fazem o Enem nos mesmos dias dos demais candidatos. Ao chegar no local da prova, é necessário solicitar atendimento especializado. O requerimento que viabiliza o pedido deve ser feito no momento de inscrição.
Para os estudantes que ainda estiverem dois primeiros anos do ensino médio, há a opção de fazer a prova como treineiro, ou seja, apenas para praticar.
Desde 2016, o Enem não serve mais para obter o certificado de conclusão escolar. Ao invés disso, deve-se realizar a prova do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Leia mais: Como ajudar os alunos na reta final de preparação para o Enem
Como são as provas impressa e digital do Enem 2022
A prova do Enem impressa é separada entre cinco cores (amarelo, azul, cinza, branco e rosa). Os exercícios são os mesmos – o que muda é a ordem das questões. O candidato recebe do fiscal da prova o seu caderno de questões e o gabarito com o seu próprio nome impresso, que deve ser conferido antes de assinar.
Desde 2017, depois de uma reinvindicação dos estudantes que guardam o sábado para motivos religiosos, a prova acontece em dois domingos.
No primeiro dia do Enem, as disciplinas são de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação. Já no segundo dia, é a vez de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Cada disciplina possui 45 questões.
A estrutura e logística da versão digital do Enem é a mesma do exame tradicional. A única diferença é que no Enem Digital as provas objetivas são respondidas em um computador – com exceção da redação, que deverá ser feita no papel.
Só poderão fazer o Enem Digital aqueles que estiverem no último ano do ensino médio ou que já tenham concluído. As inscrições serão por ordem de pedido. Quem se inscrever primeiro, em uma das vagas disponíveis para a sua cidade, terá a oportunidade de fazer a prova digital.
Comments