Encontro de Lideranças em Brasília reúne mais de 80 líderes para discutir os rumos da Educação no país

No dia 19 de março foi realizado o primeiro Encontro de Lideranças: Desafios da Educação, uma iniciativa da Blackboard Brasil e do Grupo A, com a parceria do Departamento de Comércio dos Estados Unidos e do Centro Universitário IESB. Mais de 80 lideranças se encontraram no Hotel Royal Tulip, em Brasília, a partir das 08h, para debater os rumos da educação no país e na América Latina. O evento contou com palestras do consultor em educação superior Ryon Braga, do superintendente em ensino a distância do IESB Dr. Francisco Ulhôa Botelho e do ex-Diretor de Inovação do SENA (Serviço Nacional de Aprendizagem da Colômbia) Aman Zuluaga.

Encontro de Lideranças Brasília

A manhã começou com a instigante visão de Ryon Braga sobre o futuro do ensino. Para o Diretor-Presidente da UniAmérica, a educação precisa deixar de ser “just in case” para tornar-se “just in time”. Ou seja, devemos ensinar os alunos conteúdos relevantes para os projetos nos quais eles estão envolvidos, e não sobrecarregá-los com informações que nem sempre fazem parte do seu dia a dia. Ryon comentou também sobre os conceitos de flipped classroom (a sala de aula invertida) e active learning (aprendizagem ativa): para o consultor, a colaboração e compartilhamento de informações entre alunos e professores são as novas diretrizes para aulas verdadeiramente envolventes. Como exemplo, citou os modelos adotados por Instituições como o Dawson College, a Harvard University, e as brasileiras Projeto Gente –  escola localizada na Rocinha, no Rio de Janeiro –, e sua própria iniciativa de ensino baseado em projetos na UniAmérica.


Palestra de Ryon Braga no Encontro de Lideranças.

A próxima palestra ficou a cargo do Dr. Francisco Botelho. Superintendente de Educação a Distância do IESB, Francisco defendeu um ensino flexível, que responda às necessidades atuais da sociedade e do mundo do trabalho. MOOCs, comunidades virtuais de aprendizagem e o uso de tecnologia da gestão são elementos essenciais para esse modelo de educação. O professor também compartilhou a trajetória de EAD no Centro Universitário IESB, que começou em 1998 com um curso de pós-graduação a distância e culminou com a criação do EAD.IESB, portal de ensino totalmente online lançado este ano.


Palestra do Dr. Francisco Botelho no Encontro de Lideranças.

Aman Zuluaga, especialista em inovação no ensino, finalizou o evento contando como o SENA (Serviço Nacional de Aprendizagem da Colômbia) conseguiu transformar radicalmente o seu modelo de ensino para atingir a incrível marca de 4 milhões de alunos matriculados na educação online. “A luta contra a pobreza e a exclusão social deve ser apoiada pelo compartilhamento de conhecimento útil que gere bem-estar e igualdade social para a população colombiana”: foi com esta missão que Aman e os demais líderes do SENA conseguiram aumentar a qualidade de vida dos trabalhadores da Colômbia por meio de uma educação de baixo custo e acessível a qualquer hora, em qualquer lugar. A iniciativa só pode ser bem-sucedida porque o projeto do SENA se baseou em cinco pilares fundamentais para a educação a distância:

  • Entender as variáveis culturais e sociais dos usuarios.
  • Mudar a forma de ensino.
  • Produzir conteúdo atrativo e interativo.
  • Ir onde os usuarios estão e não o contrário.
  • Convergir diferentes meio tecnológicos para a transmissão de conteúdo


Palestra de Aman Zuluaga no Encontro de Lideranças.

Ao final do evento, os palestrantes trocaram opiniões sobre diferentes asuntos em um Painel de Debates mediado pelo Gerente Nacional da Blackboard Pavlos Dias. Entre os temas discutidos, um ponto foi unanimidade: a necessidade de as Instituições de Ensino engajarem, formarem e apoiarem os professores no processo de mudança para o ensino digital.

O Encontro de Lideranças: Desafios da Educação contou também com a presença do Ministro Conselheiro do Departamento de Comércio dos Estados Unidos Brian Brisson, do Vice-Presidente da Blackboard para a América Latina Martín Moreno, do Diretor Comercial do Grupo A Bruno Weiblen, além de representantes de diferentes Instituições de Ensino da região de Brasília e Goiânia. Fabricia Gouveia, gerente de tecnologia instrucional da Unyleya, aproveitou o encontro para revigorar sua paixão pelo ensino:

“Foi estimulante estar entre pessoas que pensam a educação de maneira tão arrojada e responsável. Palestras como as que foram apresentadas me inspiram a continuar trabalhando com e para o ensino.”

O Encontro de Lideranças faz parte da iniciativa Desafios da Educação, que tem como objetivo reunir líderes para compartilhar ideias sobre o futuro do ensino no Brasil. O próximo evento acontece no dia 15 de maio, em Belo Horizonte.