Você sabia que para entender como a tecnologia é aplicada à educação não é preciso ser uma espécie de geek? Claro, é importante compreender as diferentes ferramentas que estão disponíveis para facilitar a transmissão de conhecimento, porém, a maneira mais eficaz para tornar-se um especialista em tecnologia voltada à educação é adquirir habilidades que nada tem a ver com gadgets.
Aqui no Blog, falamos sobre a importância do professor estar aberto não só às novas ferramentas como também a uma nova postura de aprendizagem – afinal, o educador é parte fundamental desse processo. Mas não seria importante que todos dentro das universidades pudessem desenvolver suas capacidades, tornando-se assim especialistas em tecnologia e educação? Gestores, professores e demais funcionários precisam formar um grupo coeso para elevar o nível de aprendizado.
Por isso, listamos abaixo algumas características que todos dentro das instituições podem e devem desenvolver. Estas habilidades não têm relação com as novidades mais recentes no mercado de software e hardware voltados para a educação, mas são fundamentais para todos que desejam se destacar na área. Confira:
Competências e habilidades pessoais
– Desenvolver habilidades interpessoais com funcionários, alunos e pais;
– Ser um bom comunicador;
– Ter habilidades de liderança e colaboração;
– Ser capaz de lidar com as mudanças;
– Estar envolvido no crescimento profissional contínuo.
Conhecimento
– Compreender as habilidades do século XXI na educação;
– Entender a importância do planejamento colaborativo;
– Estar atualizado sobre as práticas de ensino e tecnologia mais eficazes.
Experiência
– Praticar habilidades do século XXI na sala de aula e dentro das dependências da universidade;
– Promover atitudes digitais entre os colegas;
– Saber liderar em diferentes contextos e de acordo com seu cargo.
Para você, como a universidade deve preparar sua equipe para o futuro da educação?
Quer continuar a discussão por email? Cadastre-se na nossa newsletter Desafios da Educação clicando neste link.
Comments