No final de novembro, a Plataforma A, em parceria com o portal Desafios da Educação, promove mais uma edição do Desafios da Educação Talks. Realizado anualmente, em alusão ao Dia do EaD (27/11), o evento online funciona como um espaço de trocas sobre temas relevantes para o ensino superior.
Durante três dias, especialistas e líderes do setor discutirão as transformações pelas quais a educação a distância passou durante o ano — entre as quais se destacam as novas diretrizes de qualidade e o marco regulatório que entrarão em vigor em 2025. A partir dessa análise, os educadores farão projeções sobre o que deve ocorrer com o segmento no próximo ano.
O Desafios da Educação Talks será realizado nos dias 26, 27 e 28 de novembro. A programação é voltada para diretores, coordenadores de curso, professores e tutores.
Confira a programação do Desafios da Educação Talks 2024
Dia 1 — Panorama do EaD no Brasil em tempos de nova regulação
Data: 26/11, terça-feira
Horário: das 16h às 17h
Neste painel, os especialistas irão explorar as mudanças que estão redefinindo o cenário do ensino a distância no Brasil, com novas diretrizes e marcos regulatórios previstos até 2025. O objetivo é mostrar como essas medidas impactam a oferta de cursos e o planejamento estratégico das instituições de ensino superior (IES).
“Em seu propósito de melhorar a qualidade da EaD, o Ministério da Educação (MEC) está buscando apertar o cerco em relação à estrutura dos polos e aos processos regulatórios. Mas há mudanças consideráveis que vale a pena discutir um pouco melhor”, diz o consultor da Plataforma A e mediador do painel, Gustavo Hoffmann.
Entre os pontos que serão discutidos no evento, o especialista destaca as alterações nos critérios de credenciamento, o registro de presença dos alunos nas plataformas online, a reconfiguração do papel dos tutores pedagógicos e os critérios de exigência para a titulação docente. Hoffmann demonstra certa preocupação com este último, mas não acredita que ele vá se concretizar.
“Seria um grande retrocesso exigir, por exemplo, que 50% dos mediadores presenciais sejam mestres ou doutores. Dessa maneira, acabaríamos com boa parte da oferta de EaD no Brasil, porque simplesmente não há professores para isso. E nem o presencial temos essa exigência”, afirma.
Ele observa que a medida iria contra o objetivo da modalidade, que é levar a educação a regiões mais remotas, onde o acesso é muito difícil. “Exigir que esses locais tenham mestres e doutores dando aula presencial acaba completamente com a grande vantagem social que a educação a distância oferece”, argumenta o consultor.
Por fim, como já fez em entrevista ao Desafios da Educação, Hoffmann defende que o caminho é o ensino híbrido. “Estamos convergindo para um futuro em que a tecnologia irá mediar os processos pedagógicos de tal forma que tudo será misturado, híbrido, blended, semipresencial, flex — enfim, o nome só o tempo dirá. Mas a educação será uma só.”
Mediação:
Gustavo Hoffmann – Consultor da Plataforma A, Fellow na Universidade de Harvard e especialista em metodologias ativas de aprendizagem e ensino híbrido.
Convidados:
João Vianney – Doutor em Ciências Humanas pela UFSC, psicólogo e jornalista. Sócio-consultor da Hoper Educação, founder do Blog do Enem, ex-diretor da Unisul Virtual e do Laboratório de Ensino a Distância da UFSC.
Rita Borges – Consultora e avaliadora institucional e de cursos do Inep/MEC e supervisora da Seres/MEC. Diretora de cursos e eventos da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT) e diretora de Relações Nacionais da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).
Inscreva-se agora e assista: Quero me inscrever
Dia 2 — Estratégias adaptáveis: EaD para IES de todos os portes
Data: 27/11, quarta-feira
Horário: das 16h às 17h
O objetivo deste painel é abordar as diferentes estratégias adaptáveis para grandes e pequenas IES na adoção e implementação de EaD e ensino híbrido. Gestores educacionais compartilharão suas experiências práticas, destacando os desafios e as soluções para diferentes perfis de instituições.
Diretor de Negócios e Operação da Plataforma A, Rodrigo Severo destaca que o Desafios da Educação Talks é um importante momento para a edtech. “Como principal player de soluções educacionais do Brasil, buscamos proporcionar um evento único, que reúne alguns dos principais nomes do ensino superior para apresentar seus pontos de vista sobre a realidade da educação a distância atualmente”, explica.
No painel sobre EaD para IES de todos os portes, dois dos principais parceiros da Plataforma A falarão sobre suas estratégias bem-sucedidas, além de compartilhar as dificuldades que enfrentam no dia a dia. “Isso é importante para que os gestores entendam que os desafios que as instituições passam são muito semelhantes, mas com diferentes formas de resolução”, complementa Severo.
Mediação:
Rodrigo Severo – Diretor de Negócios e Operação da Plataforma A. É um dos responsáveis pela criação da SAGAH, solução de experiência de aprendizagem da edtech.
Convidados:
Rafael Zampar – Diretor de Negócios do Grupo Integrado. Atua na gestão de novos negócios na área educacional e também no desenvolvimento de cursos semipresenciais e a distância. Professor com mais de 15 anos de atuação no ensino superior.
Manoela Pierina Tagliaferro – Diretora de EaD dos cursos de graduação da PUCPR, com operacionalização de cursos a distância em todo o território nacional. Doutora e mestre em Administração e pedagoga.
Dia 3 — EaD em diferentes países: cases Monterrey e UCPel
Data: 28/11, quinta-feira
Horário: das 16h às 17h
Atualmente, a tecnologia se estende tanto ao ensino presencial quanto ao ensino a distância. Este painel, exclusivo para parceiros da Plataforma A, vai explorar como a tecnologia pode ser adaptada para responder às particularidades culturais e institucionais de diferentes países, alinhando-se às realidades e necessidades de cada IES em seu contexto atual.
Mediação:
Vinicius Dias – CEO e sócio da Algetec — Soluções Tecnológicas em Educação. Graduado em Engenharia Mecânica pela UFBA e pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV e em Controle e Automação pela Faculdade Senai Cimatec. Mestrando em Administração pela FGV. Ex-professor da UFBA e UCSal.
Convidados:
Luis Fernando Morán Mirabal – Líder do Living Lab, do Institute for the Future of Education (IFE), no Tecnológico de Monterrey (México). Doutor em Ciências da Engenharia pelo Tecnológico de Monterrey, com especialização em Matemática, Estatística, Validação de Tecnologias e IA na Educação. Coordena projetos de pesquisa com base em tecnologia, estudos de validação para empresas e edtechs, desenvolvimento do projeto de aula experiencial do IFE e a EdTech Marketplace.
Patrícia Giusti – Diretora de educação a distância na UCPel. Formada em Fisioterapia, com doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Na UCPel, lidera desde 2017 a implantação de cursos no modelo da educação a distância.
Hector Escobar – Diretor acadêmico regional para América Latina e Espanha da Plataforma A. Licenciado em Administração. Mestre em Política Científica e Tecnológica e doutorando em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ex-reitor da Universidade São Francisco.
É parceiro da Plataforma A? Inscreva-se clicando aqui.
Inscreva-se já no Desafios da Educação Talks 2024!
O Desafios da Educação Talks é uma chance única de conferir o que alguns dos principais especialistas do setor têm a dizer sobre as últimas mudanças e tendências no EaD e no ensino híbrido. Por isso, não deixe passar essa oportunidade!
Para assistir às apresentações, basta preencher o formulário de inscrição. Lembrando que o terceiro painel, sobre EaD em diferentes países, é exclusivo para parceiros da Plataforma A.
Leia mais:
Comments