EdTechInsights

Conheça 5 aplicativos que organizam o tempo e aumentam a produtividade

0

Para quem nasceu antes da internet, muitas vezes é difícil acompanhar o ritmo dos jovens nativos da era digital. Não raro, professores podem se sentir intimidados pela quantidade de ferramentas e novas tecnologias que seus alunos dominam e das quais eles pouco sabem. Mas nesse mar de informações, os professores podem servir como filtro para aquilo que realmente importa, e com os aplicativos móveis, isso não é diferente. Da infinidade de aplicativos que existem para Android e iPhone, o blog Edudemic selecionou cinco que qualquer professores pode apresentar a seus alunos e ajudá-los a tornar a vida acadêmica mais fácil e produtiva.

Evernote
Como um bloco de notas do futuro, o Evernote funciona em diversas plataformas e permite que você organize, basicamente, tudo. Ele trabalha com texto, imagens, salva páginas da internet para ler depois, realiza pesquisas e mantém tudo organizado. Como uma grande agenda repleta de post-its, só que na nuvem, acessível a qualquer momento a partir de qualquer lugar, e com muito mais recursos do que um caderno de colagens.

arte
Depois de baixar o Evernote, vocês pode usar os post-its para fazer arte
[FONTE: bbsart

Week Plan
Melhor que uma agenda ou calendário, o Week Plan permite organizar suas tarefas semana a semana, tornando o gerenciamento de tempo muito mais eficiente. O aplicativo é baseado na teoria elaborada por Stephen Covey, que descreveu os sete hábitos de pessoas altamente eficazes. Segundo ele, organizar suas tarefas semanalmente funciona muito melhor do que pensar em necessidades diárias. Sem a pressão do que deve ser feito imediatamente, é mais fácil organizar, distribuir e priorizar as tarefas, deixando espaço, até, para os imprevistos.

My Study Life
Prático tanto para alunos quanto para professores, este aplicativo organiza sua vida acadêmica conforme as disciplinas que você frequenta ou ministra. Na tabela de horários do My Study Life, você marca as datas de entrega de trabalhos, dias de apresentações e qualquer outra atividade que mereça um lembrete. É ideal para manter a vida estudantil separada da vida pessoal, ainda que dentro do mesmo dispositivo.

Dropbox
Este é útil para todo mundo. Uma das melhores plataformas de armazenamento na nuvem disponíveis para o público em geral gratuitamente, o Dropbox pode sincronizar seus arquivos entre diferentes locais, compartilhar arquivos e armazenar grandes quantidades de dados. Ideal para quem precisa trabalhar nos mesmos arquivos em casa, na faculdade e em computadores públicos.

dropbox[FONTE: olinda services]

Remember The Milk
Escrever lembretes na palma da mão até pode funcionar, mas este aplicativo não corre o risco de ser apagado e pode acompanhá-lo no computador, no celular, no tablet, onde for. O Remember The Milk (lembre-se do leite, em bom português) ainda pode ser sincronizado com o Evernote, criando um universo de notas e lembretes que vão ajudar a manter a rotina em andamento.

Como diz o ditado, a união faz a força, e esses aplicativos juntos podem transformar os estudos de alunos e também de professores. A organização é a chave para evitar a ansiedade e a frustração que costumam acompanhar rotinas muito intensas. Um bom gerenciamento de tempo vai fazer toda a diferença para permitir que a concentração dos alunos esteja onde deve estar: no aprendizado. Se você conhece outros aplicativos ou estratégias de organização pessoal, compartilhe conosco.

Para receber no seu e-mail notícias e dicas de tecnologia e educação, assine a nossa newsletter.

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.