EADGestão

Como será o campus do futuro?

0

A educação está passando pelo que, possivelmente, é sua maior transformação histórica: as possibilidades criadas pela tecnologia estão mudando a forma, o momento e o lugar das aulas. Com isso, não só o ensino e a aprendizagem estão se transformando, mas também os locais de ensino precisarão adaptar sua infraestrutura aos novos tempos. O que hoje reconhecemos como um campus universitário certamente terá outra cara na próxima década.

 Os estudantes se multiplicarão nas instituições. Fonte: Campus Blues


Os estudantes se multiplicarão nas instituições.
Fonte: Campus Blues

Campus influenciado pelo EAD
De acordo com o site Getting Smart, a educação a distância terá papel cada vez maior nos cursos, mas não vai substituir completamente as aulas presenciais. Na verdade, o conteúdo online vai influenciar os encontros offline. Após entrar em contato com o conteúdo pelo meio digital, os alunos levarão às salas de aula as questões para as quais precisam de auxílio do professor.

A educação vai às casas dos alunos e a tecnologia vem até o campus. Fonte: Fresno state

A educação vai às casas dos alunos e a tecnologia vem até o campus.
Fonte: Fresno state

Mudança no papel do professor
Os professores, aliás, não estarão presentes apenas nas salas físicas. A tendência é que o professor tradicional assuma também o papel de mentor na internet. Um estudo britânico realizado em 2013 prevê que, no futuro, a maior parte dos professores trabalhará meio período nas instituições físicas e dedicará o restante do tempo a atividades online. Essas tarefas poderão fazer parte dos cursos da mesma instituição na qual os profissionais lecionam fisicamente ou de cursos de outras instituições para as quais trabalharão a distância.

De que forma irão se adaptar os campi tradicionais? Fonte: Wikimedia

De que forma irão se adaptar os campi tradicionais? Fonte: Wikimedia

Campus com mais alunos
Um dos resultados da transformação na educação será o aumento no número de alunos. Uma faculdade que hoje pode matricular dois mil estudantes poderá, pela via online, aumentar seu corpo discente em dezenas de vezes. No Brasil, a procura por cursos a distância já está crescendo em maior velocidade que a busca por cursos presenciais, e especialistas apontam que essa tendência deve se manter firme em 2014. Nossa aposta é que esse processo só se intensificará com o tempo.

E você, como acredita que será o campus do futuro? 

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino superior.

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *