A educação está passando pelo que, possivelmente, é sua maior transformação histórica: as possibilidades criadas pela tecnologia estão mudando a forma, o momento e o lugar das aulas. Com isso, não só o ensino e a aprendizagem estão se transformando, mas também os locais de ensino precisarão adaptar sua infraestrutura aos novos tempos. O que hoje reconhecemos como um campus universitário certamente terá outra cara na próxima década.
Campus influenciado pelo EAD
De acordo com o site Getting Smart, a educação a distância terá papel cada vez maior nos cursos, mas não vai substituir completamente as aulas presenciais. Na verdade, o conteúdo online vai influenciar os encontros offline. Após entrar em contato com o conteúdo pelo meio digital, os alunos levarão às salas de aula as questões para as quais precisam de auxílio do professor.
Mudança no papel do professor
Os professores, aliás, não estarão presentes apenas nas salas físicas. A tendência é que o professor tradicional assuma também o papel de mentor na internet. Um estudo britânico realizado em 2013 prevê que, no futuro, a maior parte dos professores trabalhará meio período nas instituições físicas e dedicará o restante do tempo a atividades online. Essas tarefas poderão fazer parte dos cursos da mesma instituição na qual os profissionais lecionam fisicamente ou de cursos de outras instituições para as quais trabalharão a distância.
Campus com mais alunos
Um dos resultados da transformação na educação será o aumento no número de alunos. Uma faculdade que hoje pode matricular dois mil estudantes poderá, pela via online, aumentar seu corpo discente em dezenas de vezes. No Brasil, a procura por cursos a distância já está crescendo em maior velocidade que a busca por cursos presenciais, e especialistas apontam que essa tendência deve se manter firme em 2014. Nossa aposta é que esse processo só se intensificará com o tempo.
E você, como acredita que será o campus do futuro?
Comments