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Como liderar um time de professores

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Você sabe o que é um coach? A tradução literal para o termo é treinador, mas, em português, usamos o nome no original quando esse se refere a um tipo específico de profissional. As técnicas de coaching saíram dos esportes para a vida real e visam a motivar o desenvolvimento de competência e o alcance de metas. Esses profissionais são contratados para atuar em um nível geralmente profissional, mas algumas pessoas também o utilizam para áreas mais pessoais de suas vidas. Elena Aguilar é uma coach especializada em liderança transformacional de Oakland, Califórnia, e escreveu um artigo com dicas sobre com liderar times de professores. O resultado é um texto sob medida para gestores e bastante interessante para os próprios mestres, que podem sentir-se já um tanto orientados a partir da leitura.

As técnicas do coaching podem ser especialmente interessantes para quem lidera time de professores. Fonte: Principal Thoughts

As técnicas do coaching podem ser especialmente interessantes para quem lidera time de professores.
Fonte: Principal Thoughts

Cultive a confiança

Para desenvolver um bom trabalho em equipe dentro do time, é imprescindível que todos os membros confiem uns nos outros. Embora a confiança seja um sentimento que se constrói pouco a pouco, a partir da convivência, Elena sugere que os gestores promovam atividades em grupo que estimulem essa sensação. Um espaço para que eles possam ouvir e serem ouvidos, fazer perguntas uns aos outros e conhecer suas respectivas histórias é essencial. Quando delegar tarefas em grupo, certifique-se de que os propósitos são claros e a atividade bem estruturada. De acordo com a coach, quando tarefas em conjunto são realizadas, hormônios são produzidos que fazem com que as pessoas sintam-se bem e mais próximas umas das outras. Além disso, isso permite com que os professores enxerguem a força e a competência uns dos outros.

Mostre o propósito

Muitos times não avançam porque não têm claro para si qual a sua real função, seus objetivos e desafios. O papel do facilitador, no caso, o gestor, é frequentemente mostrar ao grupo qual o seu propósito, retomando-o constantemente. Se cada membro do time tiver um conjunto de valores e percepções diferentes a respeito de suas funções enquanto grupo, haverá conflitos e desarmonia nos resultados. Visões pessoais divergentes sempre irão existir, mas, com relação à instituição de ensino, é preciso que valores e missões maiores permeiem a atuação dos professores. Relembre sempre quais são as metas da instituição, bem como seus propósitos, e qual é o papel do time para atingir esse objetivo.

Não desista

Liderar times de adultos não é tarefa fácil, especialmente quando os membros do grupo não estão acostumados a serem motivados. A profissional citou sua experiência em trabalhar, certa vez, com um grupo especialmente difícil e que não estava apresentando resultados. Aquilo se tornou um grande desafio pessoal e profissional, e ela não poderia desistir. De acordo com Elena, a solução encontrada foi repassar a responsabilidade para os membros do time, estimulá-los a serem vulneráveis e a correrem riscos, bem como ouvir suas histórias e explorar suas ideias. Aos poucos, o grupo foi se abrindo ao treinamento. O importante, para ela, é criar e facilitar o surgimento de um espaço de aprendizado colaborativo e que realmente faça sentido para os participantes. Tenha em mente que todas as pessoas podem mudar e que, na maioria das vezes, elas querem se conectar uns com os outros e querem aprender. Portanto, se você tem um time difícil de motivar, não desista, o importante é sempre permitir que o grupo possa avançar rumo à colaboração.

Grupos de professores são tão heterogêneos quanto grupos de alunos. O desafio é transformar os vários indivíduos em apenas um time. Fonte: eHow

Grupos de professores são tão heterogêneos quanto grupos de alunos. O desafio é transformar os vários indivíduos em apenas um time.
Fonte: eHow

Liderar uma instituição de ensino e manter o time de tutores motivados e dentro do sistema de valores e missão da entidade não é tarefa fácil, mas as dicas da coach Elena Aguilar podem colaborar para a atuação do gestor. Da mesma forma, professores podem se inspirar nesses conselhos e, além de se identificarem com as situações, adaptá-las para seus alunos. De qualquer forma, a liderança é uma capacidade que está intrinsecamente relacionada à área da educação, pois esse é um campo que permite uma constante troca entre os personagens, e sempre há quem exerça ora o papel do mestre, ora o do aprendiz.

E você? Que método utiliza para liderar seu time? Compartilhe conosco suas técnicas de coaching. E não deixe de assinar a nossa newsletter.

 

 

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

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